Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPiccinini, Cesar Augustopt_BR
dc.contributor.authorBossi, Tatiele Jacquespt_BR
dc.date.accessioned2018-12-28T04:00:39Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187455pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo investigar eventuais diferenças no processo de separação-individuação em mães e bebês que frequentaram ou não a creche ao longo do primeiro ano de vida. Participaram do estudo 3 díades de mães e bebês que frequentaram a creche a partir dos 6 meses de idade e 3 díades de mães e bebês que não frequentaram a creche e foram cuidados, prioritariamente, pela mãe. As mães responderam a entrevistas estruturadas durante o 6º e 12º mês dos filhos. A análise de conteúdo qualitativa revelou que os bebês vivenciaram o processo de separação-individuação de maneira satisfatória, independente de terem frequentado ou não a creche. As mães cujos bebês frequentaram a creche consideraram essa decisão como necessária, sem que os momentos de separação lhes trouxessem maiores sofrimentos e prejuízos. Tal aspecto revelou-se, aparentemente, sem maiores consequências para o processo de separação-individuação mãe-bebê. Já as mães cujos bebês não frequentaram a creche ressaltaram dificuldades frente às separações, especialmente aos 6 meses do bebê, ressaltando o desejo de estarem com os filhos durante todo o tempo diário. No entanto, aos 12 meses dos bebês elas já ressaltavam maior necessidade de se individuarem dos filhos estabelecendo uma rotina mais separada deles, justamente o momento em que os bebês apresentavam uma individuação maior em relação a elas. Esse estudo revela que o processo de separação-individuação mãe-bebê ocorre em íntima conexão com o que se passa com o bebê, e pode ocorrer adequadamente mesmo com uma influência externa, como a entrada na creche, ou através do processo natural de desenvolvimento do bebê.pt
dc.description.abstractThis paper has had the goal to investigate eventual differences in the separation-individuation process in mothers and babies who attended or did not attend daycare throughout the first year of life. Three dyads have participated of the study from mothers and babies who attended nursery from 6 months old and 3 dyads of mothers and babies who haven’t attended daycare and were cared, as a matter of priority, by mother. Mothers answered to structured interviews during the 6th and 12th months old of their children. The qualitative content analysis has revealed that babies have experienced the separation-individuation process of a satisfactory way, apart, no matter having attended or not daycare. Mothers whose babies attended daycare considered this decision as required, without which the moments of separation brought them more sufferings and prejudice. This aspect has been revealed itself, apparently, without any major consequences for the separation-individuation process. Already mothers whose babies did not attend daycare underscored difficulties in separating the desire of being with their children all the time every single day, specially the baby at 6-months-age. However, at 12 months old of babies they already highlighted more necessity of being away from their children establishing a more distant routine from them, just the moment in what babies showed a wider individuation related to their mothers. Its paper shows that mother-baby´s separation-individuation process occur in intimate connection in which it’s been through the baby, and can properly occur even with an external influence, as the entry in the day care center, or through the baby’s natural process of development.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChild day careen
dc.subjectSeparação-individuaçãopt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectSeparation-individuation processen
dc.subjectBebêpt_BR
dc.subjectEmotional developmenten
dc.subjectRelação mãe-criançapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleO processo de separação-individuação mãe-bebê ao longo do primeiro ano de vida de bebês que frequentaram ou não a crechept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000916062pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples