Acessibilidade e os espaços da educação física nas escolas : um estudo com escolas estaduais de Canoas/RS
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Sabemos que o discurso de inclusão de nada serve se o aluno com deficiência não consegue chegar aos espaços onde as aulas ocorrem. Não podemos reduzir a acessibilidade apenas a fatores estruturais; quando se fala nisso, também devemos pensar no preparo do professor, na gestão escolar e na relação da escola com a família do aluno com deficiência. A partir dessas questões, instigado por trabalhar com pessoas com deficiência e residir em Canoas/RS, decidi compreender sobre a acessibilidade nas aul ...
Sabemos que o discurso de inclusão de nada serve se o aluno com deficiência não consegue chegar aos espaços onde as aulas ocorrem. Não podemos reduzir a acessibilidade apenas a fatores estruturais; quando se fala nisso, também devemos pensar no preparo do professor, na gestão escolar e na relação da escola com a família do aluno com deficiência. A partir dessas questões, instigado por trabalhar com pessoas com deficiência e residir em Canoas/RS, decidi compreender sobre a acessibilidade nas aulas de Educação Física de escolas do município de Canoas. O objetivo desse estudo é compreender como escolas da rede pública estadual da cidade, estão organizadas para atender os alunos com deficiência que a frequentam, destacando os espaços destinados à prática de Educação Física. Assim, visitei três escolas estaduais do município de Canoas/RS, onde observei as aulas de Educação Física, os espaços e os materiais que a escola possui e conversei com professores de Educação Física sobre suas opiniões em relação ao seu preparo, suas aulas, os materiais disponíveis e a própria instituição. Os dados coletados foram comparados com os parâmetros da NBR 9050/2015 que fala sobre disposições e regras para acessibilidade em espaços públicos. Apesar dos professores sentirem-se preparados para inclusão de alunos com deficiência, eles admitem não terem realmente refletido sobre as possíveis necessidades destes alunos. Eles afirmam que o suporte dado pela instituição é suficiente, mas que existem alterações cruciais para que a escola seja acessível. Após as visitas e entrevistas me deparei com o despreparo das escolas visitadas, tanto em estrutura quanto em administração, mas principalmente na falta de acesso para futuros alunos que se matriculem nas instituições. ...
Abstract
It is well known that the inclusion speech is useless if the student with disabilities doesn't reach the place where the class is held. We cannot limit accessibility just to structural factors. Whilst discussing this subject, we also need to think about the teacher’s knowledge, school management and the relationship between the school and the parents of the disabled student. Following these questions, instigated by working with disabled people and living in Canoas, I decided conduct a research ...
It is well known that the inclusion speech is useless if the student with disabilities doesn't reach the place where the class is held. We cannot limit accessibility just to structural factors. Whilst discussing this subject, we also need to think about the teacher’s knowledge, school management and the relationship between the school and the parents of the disabled student. Following these questions, instigated by working with disabled people and living in Canoas, I decided conduct a research about the accessibility in classes of Physical Education in schools. The objective of this study is to learn how state schools are organized to receive this students, highlighting the space where this classes happen. I went to three state schools of Canoas/RS, where I’ve watched the Physical Education classes, the space and the equipament that the school possesses; I also talked to the teachers about their thoughts on their preparation and their classes. The collected data was compared with the parameters of NBR 9050/2015 about rules of accessibility in public spaces. Although the teachers feel prepared to include this type of students, they admit not to consider the possible needs that they might have. Thet note that the support given by the institution is enough, but there are some crucial alterations that need to be done in order to make the school really accessible to everyone. After this visits and interviews, I realized that both the teachers and the school’s structures were unprepared, the school management is poor, but the main issue is the lack of acess to future students that may enter these institutions. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Coleções
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TCC Educação Física (1262)
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