Infraestrutura urbana da Trama Verde e Azul (TVA) aplicada ao caso do Campus do Vale da UFRGS
dc.contributor.advisor | Silveira, André Luiz Lopes da | pt_BR |
dc.contributor.author | Dreyer, Ana Lúcia Richter | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-12-27T04:05:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/187408 | pt_BR |
dc.description.abstract | A Trama Verde e Azul integra as redes azuis (recursos aquíferos) e redes verdes (ecossistemas) e pode ser desenvolvida desde a escala local até a continental. Ainda pouco explorada no Brasil, a Trama Verde e Azul trata-se de uma abordagem sistêmica, abrangente e transdisciplinar, composta pelas dimensões físico-ambiental, sociocultural, seguridade sócio-ambiental e mobilidade, com consequente desenvolvimento e resiliência do território. A Trama Verde e Azul é uma alternativa às decisões tradicionais de planejamento sobre as redes de infraestrutura cinza, tais como: vias pavimentadas, redes de esgotamento pluvial e cloacal e drenagem. Em áreas de ocupação vulnerável, permite que o meio natural seja recuperado das ações antrópicas de forma mais rápida e efetiva, associado a usos sociais, culturais e recreativos. Assim, este estudo apresenta a Trama Verde Azul como ferramenta estruturadora para o planejamento da paisagem e ampliação do potencial resiliente do meio urbano. Para tanto, o trabalho objetiva a elaboração de um framework (estrutura de trabalho) para aplicação das estratégias de projetos de infraestrutura associadas à Trama Verde e Azul levando-se em conta os recursos do meio ambiente. Como teste da ferramenta proposta, foi elaborado um Caso de Estudo, cujo objeto empírico é o Campus do Vale da UFRGS. O Campus do Vale localiza-se no extremo leste do Município de Porto Alegre, com zona de ocupações regulares, irregulares e Áreas de Proteção Permanentes, dentro e fora de sua gleba. A pesquisa adotou, então, como proposta metodológica a conceituação teórica da TVA, seguida do levantamento físico da paisagem do Campus em dois cenários: meio antropizado e meio natural. De forma concomitante, aplicaram-se entrevistas com grupos focados de especialistas na área ambiental com intuito de elencar as estratégias associadas à TVA relevantes para minimização do consumo de recursos do meio urbano. Como resultado, listam-se, após cruzamento de dados e ponderações, a possível Trama para o caso de estudo. O trabalho propõe, por fim, o framework para auxiliar em tomadas de decisões (tradeoffs) em projetos de infraestrutura urbana com enfoque na TVA, com possibilidades de aplicações em diferentes ambientes e escalas. | pt |
dc.description.abstract | The Green and Blue Grid integrate blue (aquifer resources) and green (ecosystems) networks and can be developed from the local to the continental scales. Still little explored in Brazil, the Green and Blue Grid is a systemic, comprehensive and transdisciplinary approach composed of the physical-environmental and socio-cultural dimensions, socio-environmental security, and mobility with consequent development and resilience of the territory. The Green and Blue Grid is an alternative to traditional planning decisions on gray infrastructure networks such as: paved roads, sewer and storm drainage networks, and drainage. In areas of vulnerable occupation, it allows the natural environment to be recovered from human actions more quickly and effectively, associated with social, cultural, and recreational uses. Thus, this study presents the Green and Blue Grid as a structuring tool for landscape planning and magnification of the resilient potential of the urban environment. Therefore, the objective of this work is the elaboration of a framework for the application of the strategies of infrastructure projects associated with the Green and Blue Grid considering the resources of the environment. As a test of the proposed tool, a Case Study was elaborated whose empirical object is the Campus do Vale of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. The Campus do Vale is located in the far east of the Municipality of Porto Alegre, with regular occupants, irregular areas and Permanent Protective Areas, inside and outside its grounds. The research then adopted as a methodological proposal the theoretical conception of Green and Blue Grid, followed by the physical survey of the landscape of the Campus in two scenarios: anthropized and natural environment. At the same time, interviews with specific groups of environmental experts were applied with the purpose of listing the strategies associated with Green and Blue Grid that are relevant to minimizing the consumption of urban resources. As a result, we list, after crossing data and ponderations, the possible Green and Blue Grid for the case study. Finally, the work proposes the framework to assist in the tradeoffs in urban infrastructure projects with a focus on Green and Blue Grid, with possibilities of applications in different environments and scales. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Infraestrutura urbana | pt_BR |
dc.subject | Spatial Planning | en |
dc.subject | Paisagem | pt_BR |
dc.subject | University Campus | en |
dc.subject | Trama verde-azul | pt_BR |
dc.subject | Framework | en |
dc.subject | Landscape | en |
dc.subject | Campus do Vale da UFRGS (Porto Alegre, RS) | pt_BR |
dc.subject | Green and Blue Grids | en |
dc.subject | Urban Infrastructure | en |
dc.subject | Urban Resilience | en |
dc.title | Infraestrutura urbana da Trama Verde e Azul (TVA) aplicada ao caso do Campus do Vale da UFRGS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Mendes, Carlos André Bulhões | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001083025 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Sociais Aplicadas (6059)