“Algo ardente e triste, algo um pouco vago” : reflexões sobre lírica moderna francesa, amor, música e intertextualidade em A divina quimera de Eduardo Guimaraens
dc.contributor.advisor | Leite, Carlos Augusto Bonifácio | pt_BR |
dc.contributor.author | Timm, Mateus Robaski | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-10-09T02:34:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/183219 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe buscar alguns núcleos estruturantes de A divina quimera de Eduardo Guimaraens. A leitura desta obra permitiu formular chaves interpretativas que congregassem traços em comum para cada uma das suas partes. Assim, o estudo das características de cada sessão de A divina quimera permitiu evidenciar a qualidade deste artista porto-alegrense ao arquitetar o seu livro. Os núcleos da obra de Eduardo Guimarens elencados neste trabalho são a obscuridade da significação semântica, a busca pela reaproximação amorosa com a sua “musa e quimera”, a intertextualidade com autores representativos para a sua criação poética e a intensa musicalidade. Em conjunto, estes elementos ajudam a compor a tessitura estética de A divina quimera. A divisão de obra em cinco partes mostra, além de um aguçado senso arquitetônico por parte do poeta, a consciência da possibilidade de escrever versos utilizando diferentes maneiras de criação. Não obstante, há uma coerência temática que permite totalizar A divina quimera enquanto obra simbolista: o mistério do sentido de diversos poemas, a musicalidade que acompanha toda a obra, o vago da expressão como pedra de toque composicional. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ce travail propose de rechercher des noyaux structurants de La divine d'Eduardo Guimaraens. La lecture de cette oeuvre a permis de formuler des clés interprétatives qui rassemblaient des traits communs pour chacune de ses parties. Ainsi, l'étude des caractéristiques de chaque session de La divine chimère a permis de mettre en évidence la qualité de cet artiste de Porto Alegre lors de l'organisation de son livre. Les noyaux du travail d'Eduardo Guimarens dans cette oeuvre sont l'obscurité du sens sémantique, la recherche d'un rapprochement passionel avec sa «muse et chimère», l'intertextualité avec des auteurs représentatifs pour sa création poétique et une musicalité intense. Tous ensemble, ces éléments aident à composer le tissu esthétique de La divine chimère. La division en cinq parties de l'oeuvre montre, en plus d'un sens aigu du poète pour l'architecture créationnel, la conscience de la possibilité d'écrire des vers en utilisant différents moyens de création. Néanmoins, il y a une cohérence thématique qui permet de totaliser La divine chimère comme une oeuvre symboliste: le mystère du sens dans plusieurs poèmes, la musicalité qui accompagne l'ensemble de l'oeuvre, l'expression vague comme pierre de touche de la création artistique | fr |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Guimaraens, Eduardo, 1892-1928. A divina quimera : Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | La divine chimère | fr |
dc.subject | Musique et poésie | fr |
dc.subject | Simbolismo | pt_BR |
dc.subject | Musica e poesia | pt_BR |
dc.subject | Intertextualité | fr |
dc.subject | Intertextualidade | pt_BR |
dc.subject | Symbolisme du Rio Grande do Sul | fr |
dc.subject | Análise textual | pt_BR |
dc.title | “Algo ardente e triste, algo um pouco vago” : reflexões sobre lírica moderna francesa, amor, música e intertextualidade em A divina quimera de Eduardo Guimaraens | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001077318 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Letras (1219)