Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoschen, Simone Zanonpt_BR
dc.contributor.authorGraff, Luiz Henriquept_BR
dc.date.accessioned2018-10-09T02:33:58Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/183205pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca, nas construções de Étienne de La Boétie sobre a servidão voluntária e nas produções do cinema de Harun Farocki, elementos para refletir sobre os modos de produção da imagem, especificamente sobre as condições de produção das imagens. Nessa via, busca o estabelecimento de uma imagem capaz de fazer furo na maquinaria, funcionando, dessa forma, como ferrugem, e assim denunciando a maquinaria da constituição da subjetividade. Inspirando-nos na proposição lacaniana do Tempo Lógico, este trabalho assume três tempos em que pensamos a imagem. Assim, estabelece uma conversa entre os pensamentos de La Boétie sobre a servidão voluntária e o cinema de arquivo de Farocki, no intuito de tentar compreender os mecanismos que criam as condições de alienação. Procuramos também refletir sobre imagens que poderiam criar um anteparo ao assujeitamento – uma ferrugem nesta maquinaria -, buscando compreender onde residiria a potencia de certas imagens de interrogar a contemporaneidade.pt_BR
dc.description.abstractThis research search for, in the propositions of Étienne de La Boétie about the voluntary servitude and in the cinema productions of Harun Farocki, elements to think about the methods of production of the image, specifically about the conditions of the productions of the images. This way, this work search for the constitution of an image capable of produce a hole in the machinery, working like the rust, and then, denouncing the machinery of the subjective constitution. This work inspires itself in the Logical Time as proposes by Jacques Lacan, constituting itself in three times in which thinks about the image. Thus, establish a discourse between the thoughts of La Boétie about the voluntary servitude and the cinema of Farocki, in order to try to understand the mechanisms that create the conditions to the alienation. The research quests to speculate about images that could create create a shield to the subjugation – rust in the machinery –, trying to understand where the potential of certain images of interrogate the contemporaneity could reside.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectPsicanálise e cinemapt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectHarun Farockien
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectLogical Timeen
dc.subjectImageen
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectAlienaçãopt_BR
dc.subjectRusten
dc.titleTempo e imagem : reverberações éticas da ferrugem com Étienne de la Boétie e Harun Farockipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001077636pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Culturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples