A casa da música e a cidade das artes : por uma monumentalidade
dc.contributor.advisor | Comas, Carlos Eduardo Dias | pt_BR |
dc.contributor.author | Almeida, Guilherme Essvein de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-09-26T02:34:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/182778 | pt_BR |
dc.description.abstract | tese centra-se na análise da Casa da Música do Porto (Rem Koolhaas, 1999-2005) e da Cidade das Artes do Rio de Janeiro (Christian de Portzamparc, 2002-2013), centros culturais municipais ancorados em salas de concertos, concluídos no início deste século por arquitetos da geração dos 1940 operando no estrangeiro. A análise das duas obras é precedida pela contextualização dos seus encargos, incluindo a discussão do interesse na criação de edifícios especiais conceituados como ícones ao invés de monumentos, a discussão dessa distinção, e o exame das estratégias de caracterização associadas aos dois conceitos. Tendo em vista as críticas frequentes a ambos edifícios durante e depois de sua execução, a análise é seguida da avaliação da pertinência do entendimento destas obras como exemplos de acontextualismo e arbitrariedade formal, apoiada na problematização dos conceitos de contexto e arbitrariedade à luz das estratégias de caracterização identificadas nas respectivas análises. | pt |
dc.description.abstract | The thesis focuses on the analysis of the Casa da Música do Porto (Rem Koolhaas, 1999-2005) and the Cidade das Artes do Rio de Janeiro (Christian de Portzamparc, 2002-2013), municipal cultural centers anchored in concert halls, completed at the beginning of this century by architects of the 1940s operating in the foreign. The analysis of the two buildings is preceded by the contextualization of their commissions, including the discussion of the interest in the creation of special buildings as icons rather than monuments, the discussion of this distinction, and the examination of the strategies of characterization associated to the two concepts. Due to the frequent criticism both buildings suffered with during and after their executions, the analysis is followed by an evaluation of the pertinence of the understanding of these buildings as examples of anti-contextualism and formal arbitrariness, supported by the problematization of the concepts of context and arbitrariness in light of the characterization strategies identified in the respective analyzes. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Complexo cultural | pt_BR |
dc.subject | Centro cultural | pt_BR |
dc.subject | Porto Alegre (RS) | pt_BR |
dc.subject | Rio de Janeiro (RJ) | pt_BR |
dc.title | A casa da música e a cidade das artes : por uma monumentalidade | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001075681 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Sociais Aplicadas (6070)Arquitetura (392)