O cenário da leitura na biblioteca escolar : os retratos da pesquisa da leitura no Brasil em sua 4ª edição
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho apresenta um estudo sobre como a leitura se apresenta no cenário da biblioteca escolar na Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 4. A revisão de literatura discorre sobre a importância da leitura para a cidadania, o alfabetismo funcional, a biblioteca escolar como incentivadora de uma leitura crítica de mundo e o bibliotecário e seu papel social. A metodologia do estudo utiliza uma abordagem qualitativa, no qual o a pesquisa relatada no livro Retratos da Leitura no Brasil ed ...
O presente trabalho apresenta um estudo sobre como a leitura se apresenta no cenário da biblioteca escolar na Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 4. A revisão de literatura discorre sobre a importância da leitura para a cidadania, o alfabetismo funcional, a biblioteca escolar como incentivadora de uma leitura crítica de mundo e o bibliotecário e seu papel social. A metodologia do estudo utiliza uma abordagem qualitativa, no qual o a pesquisa relatada no livro Retratos da Leitura no Brasil edição 4 foi utilizado como documento base para o estudo. A pesquisa aponta que a biblioteca é vista como um lugar para estudo e é frequentada por estudantes. Conclui que a biblioteca escolar é o primeiro e um dos locais mais importantes para propiciar o incentivo e o gosto pela leitura, porém essa tarefa deverá ser desempenhada por bibliotecários que possam fazer essa mediação auxiliando o estudante a melhorar a sua capacidade leitora, para assim ser capaz de fazer uma leitura mais reflexiva e ser mais crítico quanto ao seu mundo e sociedade em que vive. ...
Abstract
The present work presents a study about how the reading is presented in the scenery of the school library in the Research Retratos da Leitura no Brasil 4. The literature review discusses the importance of reading for citizenship, functional literacy, the school library as an incentive for a critical reading of the world and the librarian and his social role. The study methodology uses a qualitative approach, in which the research reported in the book Retratos da Leitura no Brasil, edition 4 was ...
The present work presents a study about how the reading is presented in the scenery of the school library in the Research Retratos da Leitura no Brasil 4. The literature review discusses the importance of reading for citizenship, functional literacy, the school library as an incentive for a critical reading of the world and the librarian and his social role. The study methodology uses a qualitative approach, in which the research reported in the book Retratos da Leitura no Brasil, edition 4 was used as the base document for the study. The research points out that the library is seen as a place to study and is frequented by students. It concludes that the school library is the first and one of the most important places to provide the incentive and the taste for reading, but this task should be performed by librarians who can do this mediation helping the student to improve his reading capacity, in order to be capable of making a more reflexive reading and being more critical about its world and society in which it lives. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (811)
Este item está licenciado na Creative Commons License