Uma clareira no bosque : literatura e trabalhos manuais apoiando o acolhimento institucional
dc.contributor.advisor | Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Bairros, Taynara Lopes de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-09-12T02:33:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/181859 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo buscou investigar como se dá a formação de leitores literários em espaços não-escolares. Para tanto, analisou o relato dos primeiros quatro meses de implementação do Projeto "Nós - quem conta um conto aumenta um ponto", idealizado pelo Instituto Maria Dinorah - IMADIN, com a anuência e apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul, via Promotoria da Infância e da Juventude - Articulação e Proteção, no Abrigo Lar de São José, que atende menores adolescentes em situação de vulnerabilidade, grávidas e/ou com filhos pequenos, no município de Porto Alegre. Buscou-se observar o projeto que proporciona contações de obras literárias clássicas na sua maioria mitos, contos fantásticos e de fadas, associadas à prática de trabalhos manuais, mais especificamente confecção de peças diversas com fios e linhas. Para validar esta prática foram realizados relatos a partir de observações, impressões e anotações dos membros participantes/condutores do projeto, identificando o alcance positivo da vivência literária e dos trabalhos manuais no enfrentamento das adversidades, com vistas a identificar sinais de autoelaboração que resultem no desenvolvimento de potencialidades pessoais e conduzam assim a uma melhora no bem-estar nas acolhidas. Embasado em Cléo Busatto, Clarissa Pinkola Estés, Michèle Petit e Lígia Diniz, procedeu-se a uma pesquisa participante, aplicada e descritiva, com abordagem qualitativa. A análise dos dados apontou para a importância das práticas de contação para a construção de espaços de ressignificação das identidades das acolhidas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Acolhimento | pt_BR |
dc.subject | Vivência | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.title | Uma clareira no bosque : literatura e trabalhos manuais apoiando o acolhimento institucional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001075702 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1374)