Da escola que temos a escola que queremos : uma viagem pela Educação do Campo na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente estudo problematiza a percepção de estudantes da EJA sobre três questões: a) acerca de sua identidade (como sujeitos do campo ou não); b) acerca do meio em que estão inseridos (se reconhecem a cidade de Tramandaí como pertencente ao campo); c) acerca de como veem as suas diferentes realidades sendo trabalhadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa empírica se deu com estudantes do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí, localizado no município d ...
O presente estudo problematiza a percepção de estudantes da EJA sobre três questões: a) acerca de sua identidade (como sujeitos do campo ou não); b) acerca do meio em que estão inseridos (se reconhecem a cidade de Tramandaí como pertencente ao campo); c) acerca de como veem as suas diferentes realidades sendo trabalhadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa empírica se deu com estudantes do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí, localizado no município de Tramandaí-RS, por meio de questionários e observação participante, com o objetivo de apresentar um perfil com aspectos sociais dos estudantes, que responda às problematizações. Os resultados desta investigação indicam que a Educação do Campo necessita de uma visibilidade maior nesta região. Ainda que a instituição pesquisada está caracterizada como urbana, a pesquisa indica que são necessárias políticas públicas voltadas à educação do campo interligadas à oferta da EJA. Além disso, na perspectiva da análise do município, a EJA necessita ser ofertada tanto no diurno quanto no noturno e em diferentes bairros da cidade, bem como na região da Estância, considerada única região rural do município. Outras questões apresentadas pela pesquisa são sobre a perspectiva da EJA lançar-se ao desafio de incorporar na sua proposta pedagógica a pedagogia da alternância, além de pensar estratégias para que as mulheres possam frequentar a EJA sem interrupções de estudos por não ter onde e com quem deixar seus filhos. ...
Abstract
The present study problematizes the students' perception of EJA on three questions: a) about their identity (as subjects of the field or not); b) about the environment in which they are inserted (they recognize the city of Tramandaí as belonging to the field); c) about how they see their different realities being worked on in Youth and Adult Education (EJA). The empirical research was carried out with high school students of the State Institute of Education Barão de Tramandaí, located in the ci ...
The present study problematizes the students' perception of EJA on three questions: a) about their identity (as subjects of the field or not); b) about the environment in which they are inserted (they recognize the city of Tramandaí as belonging to the field); c) about how they see their different realities being worked on in Youth and Adult Education (EJA). The empirical research was carried out with high school students of the State Institute of Education Barão de Tramandaí, located in the city of Tramandaí-RS, through questionnaires and participant observation, with the objective of presenting a profile with social aspects of the students, which responds to problematizations. The results of this research indicate that Field Education needs greater visibility in this region. Although the research institution is characterized as urban, the research indicates that public policies are needed for the education of the countryside linked to the EJA offer. In addition, from the perspective of the analysis of the municipality, the EJA needs to be offered both in the daytime and at night and in different neighborhoods of the city, as well as in the region of Estância, considered the only rural region of the municipality. Other questions presented by the research is about the EJA's perspective to embark on the challenge of incorporating in its pedagogical proposal the pedagogy of alternation, as well as thinking strategies so that women can attend the EJA without interruption of studies because they have no where and with whom leave their children. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciatura.
Coleções
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