Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastrogiovanni, Antônio Carlospt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Alexandre Dalla Barba dept_BR
dc.date.accessioned2018-08-25T02:54:46Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181437pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa visa analisar como a literatura pode contribuir na construção do conhecimento geográfico enquanto recurso auxiliar. Para alcançar esse objetivo geral, utilizamos como metodologia a articulação entre a Pesquisa Qualitativa e o método do Paradigma da Complexidade por meio dos princípios Dialógico, Hologramático e Recursivo. Nosso referencial explora os conceitos de Espaço Geográfico, Paisagem e Imaginário e busca refletir sobre o ensino de Geografia na pós-modernidade. Também investiga a vida e as obras do autor literário Júlio Verne e busca analisar historicamente o emprego da Literatura na construção do conhecimento geográfico. Inicialmente investigamos possibilidades de transformação do texto literário em texto geográfico utilizando a técnica de análise de conteúdo em obras literárias de Júlio Verne. Após, elaboramos propostas pedagógicas que envolvem as obras do referido autor concebendo-as como recurso auxiliar para a (re)construção do conceito geográfico de Paisagem e do conceito multidisciplinar de Imaginário. Por fim, aplicamos as propostas elaboradas com alunos de duas turmas de sexto ano do Ensino Fundamental da educação básica objetivando inferir se as mesmas possibilitam, ou não, a construção de conhecimento geográfico. Este trabalho demonstrou o desafio de abordar a literatura de Júlio Verne com alunos que estão no estádio operatório concreto com resquícios de egocentrismo primitivo e que demonstram dificuldades de alfabetização, tanto espacial quanto linguística. Essas questões suscitaram reflexões acerca da dependência que as disciplinas escolares possuem uma da outra. Foi possível inferir que por mais que as disciplinas que compõe os currículos escolares pareçam demonstrar certo distanciamento, elas parecem manifestar uma relação recursiva de autonomia e dependência.pt
dc.description.abstractThe present research aims to analyze how literature can help in the construction of geographic knowledge as an auxiliary resource. In order to achieve this general objective, we use as a methodology the articulation between Qualitative Research and the Paradigm of Complexity method through the Dialogic, Hologramatic and Recursive principles. Our theoretical framework explores the concepts of Geographic Space, Landscape and Imaginary and seeks to reflect on the teaching of geography in postmodernity. Also investigates the life and works of the literary author Jules Verne and seeks to analyze historically the use of Literature in the construction of the geographical knowledge. We initially investigated possibilities of transforming the literary text into geographic text using the technique of content analysis in the literary works of Jules Verne. Afterwards, we elaborated pedagogical proposals that involve the works of the quoted author conceiving them as an auxiliary resource for the (re) construction of the geographical concept of Landscape and the multidisciplinary concept of Imaginary. Finally, we apply the proposals with students of two classes of sixth grade elementary school in basic education with the purpose of inferring whether or not they allow the construction of geographic knowledge. This work has shown the challenge of approaching the literature of Jules Verne with students who are in the concrete operative stage with traces of primitive egocentrism and who demonstrate literacy difficulties, both spatial and linguistic. These questions led to reflections on the dependence of school subjects on each other. It was possible to infer that although the disciplines that make up the school curriculum seem to show some distance, they seem to manifest a recursive relation of autonomy and dependence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectGeographyen
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectComplexityen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectTeachingen
dc.title(Re) leituras geográficas : possibilidades pedagógicas para o aprender e ensinar geografia utilizando a literatura de Júlio Verne enquanto linguagem auxiliarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001075482pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018.pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples