Laboratório de arquitetura moderna : estação de passageiros do Aeroporto Santos Dumont
dc.contributor.advisor | Pereira, Claudio Calovi | pt_BR |
dc.contributor.author | Etges, Lila Ribeiro Mota | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-06-20T02:29:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/179558 | pt_BR |
dc.description.abstract | A estação central do Aeroporto Santos Dumont (1938-1947), projeto dos arquitetos Marcelo, Milton e Maurício Roberto, é o edifício inaugural deste programa no Brasil. O edifício materializa a consolidação da aviação civil no país, que começou a se desenvolver de forma estruturada a partir dos anos 1930. O período em que foi projetado coincide com o momento de consolidação da arquitetura moderna brasileira e da afirmação de poder do governo de Getúlio Vargas. Paralelamente a isso, sua modernidade incipiente contém um ingrediente distinto da maioria das obras a ele contemporâneas: a relação intrínseca e explícita com a tradição clássica. O projeto tem ainda a característica de ser fruto de um intenso processo de projeto, que se iniciou com a abertura do concurso público de arquitetura para escolha do melhor anteprojeto. A tese pretende apresentar a obra do terminal aéreo carioca, uma das obras modernas brasileiras pioneiras, no contexto de sua época e sob nova ótica: como um laboratório de arquitetura moderna. | pt_BR |
dc.description.abstract | Santos Dumont Airport central station (1938-1947), designed by the architects Marcelo, Milton and Maurício Roberto, is the first Brazilian building constructed under this kind of program. The building materializes the consolidation of the civil aviation in the country, starting its development in a structured way in the 1930s. The period during which was designed it concurs with the Brazilian Modern Architecture consolidation and the strengthening Getúlio Vargas Government. At the same time, the incipient modernity of the building contains a distinct ingredient of most of the contemporary architectural work to it: the intrinsic and explicit correlation with the Classical tradition. The project also has the characteristic of being product of an intense design process, which started with an open design competition to choose the best Architecture draft. The dissertation intends to present the “Carioca” Air Terminal architecture work, one of the pioneer modern Brazilian architecture works, in the context of its historical period and under a new point of view: as a Modern Architecture laboratory. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Arquitetura moderna | pt_BR |
dc.subject | Aeroportos | pt_BR |
dc.title | Laboratório de arquitetura moderna : estação de passageiros do Aeroporto Santos Dumont | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001069443 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Sociais Aplicadas (6070)Arquitetura (392)