Cartografar corpos a dançar : pesquisa, criação e educação na constituição de aulas de dança
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho trata da constituição de aulas de dança contemporânea, discutindo educação, pesquisa e criação como seus aspectos constituidores. Parte-se do seguinte problema: Como ministrar uma aula de dança e ao mesmo tempo acompanhar seus processos de realização, tomando-os por processos de pesquisa, educação e criação, tendo em vista a constituição de um corpo que se coloca a dançar? Para isso objetiva-se apresentar questões acercas das aulas de dança do projeto Cartografar Corpos a dançar, ...
Este trabalho trata da constituição de aulas de dança contemporânea, discutindo educação, pesquisa e criação como seus aspectos constituidores. Parte-se do seguinte problema: Como ministrar uma aula de dança e ao mesmo tempo acompanhar seus processos de realização, tomando-os por processos de pesquisa, educação e criação, tendo em vista a constituição de um corpo que se coloca a dançar? Para isso objetiva-se apresentar questões acercas das aulas de dança do projeto Cartografar Corpos a dançar, dos Estudos do Corpo, discutindo seus processos de realização. Metodologicamente buscou-se acompanhar os processos das aulas com inspiração na cartografia de Deleuze & Guattari (1992), mapeando pistas que possam dar indicações do próprio processo. As referências utilizadas são oriundas do campo da dança e educação com atravessamentos com a filosofia, sendo alguns: Dantas (2004, 2009 e 2011), Deleuze (1992, 2002 e 2012), Deleuze e Guatarri (1992 e1995), Corazza (2012 e 2013), Fernandes (2006, 2014, 2015a e 2015b), Fortyn (1998 e 1999), Foucault (1984, 1985, 1987, 2010a, 2010b), Paludo (2015), Rocha (2012 e 2014), Sastre (2015), Strazzacappa (2009 e 2012) e Valle (2012). Assim, é possível dizer que no citado projeto, as aulas estão focadas nos processos que podem ser chamados de um pesquisar criação, uma educação criadora e uma criação educadora. ...
Abstract
This work deals with the constitution of contemporary dance classes, discussing education, research and creation as its constituent aspects. It starts with the following problem: How to teach a dance class and at the same time follow its processes of achievement, taking them through research, education and creation processes, with a view to the constitution of a dancing body? In order to do so, the objective is to present questions about the dance classes of the Cartografar Corpos to dance proj ...
This work deals with the constitution of contemporary dance classes, discussing education, research and creation as its constituent aspects. It starts with the following problem: How to teach a dance class and at the same time follow its processes of achievement, taking them through research, education and creation processes, with a view to the constitution of a dancing body? In order to do so, the objective is to present questions about the dance classes of the Cartografar Corpos to dance project, from the Studies of the Body, discussing its processes of achievement. Methodologically, we tried to follow the class processes with inspiration in the cartography of Deleuze & Guattari (1992), mapping clues that can give indications of the process itself. The references used come from the field of dance and education with crosses with the philosophy, being some: Dantas (2004, 2009 and 2011), Deleuze (1992, 2002 and 2012), Deleuze and Guatarri (1992 and 1995), Corazza (1990), Fernandes (2006, 2014, 2015a and 2015b), Foucault (1984, 1985, 1987, 2010a, 2010b), Paludo (2015), Rocha (2012 and 2014), Sastre (2015) , Strazzacappa (2009 and 2012) and Valle (2012). Thus, it is possible to say that in the mentioned project, the classes are focused on the processes that can be called a research creation, a creative education and an educative creation. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Dança: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Dança (148)
Este item está licenciado na Creative Commons License