Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costapt_BR
dc.contributor.authorNunes, Mariana Backespt_BR
dc.date.accessioned2018-05-27T02:29:34Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178865pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo propor uma unidade didática voltada a contextos tecnológicos para a disciplina de Língua Estrangeira, mais especificamente, a disciplina de Inglês. Focada para estudantes de oitavo ano de uma escola da rede pública federal localizada em Porto Alegre - RS, a unidade didática pretende desenvolver o letramento crítico e digital (MATTOS; VALÉRIO, 2010; ZACHARIAS, 2016) ao trabalhar com novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007) e com a multimodalidade (KRESS, 2003), sendo o gênero multimodal meme o seu gênero condutor. Além disso, tarefas colaborativas foram priorizadas na construção da unidade didática e, por isso, conceitos como diálogo e colaboração, assim como a teoria sociocultural, são apresentados neste trabalho (LANTOLF, 2011; SWAIN, 2000). Espera-se que futuramente a proposta aqui sugerida seja aplicada em sala de aula para se ter uma percepção prática dessa sequência didática. Por sua vez, o estudo também busca incentivar o trabalho com novos letramentos em sala de aula, ao mesmo tempo em que enfatiza a importância do planejamento de materiais didáticos digitais.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to present a teaching unit focused on technological contexts to be applied in Foreign Language classes, more specifically, the English class. The teaching unit proposal was developed for eighth grade students from a public federal school, located in Porto Alegre - RS, and it intends to develop critical and digital literacy (MATTOS; VALÉRIO, 2010; ZACHARIAS, 2016) by working with new literacies (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007) and multimodality (KRESS, 2003), being the multimodal genre meme its core genre. In addition, collaborative tasks were prioritized in the construction of the didactic unit and, therefore, concepts such as dialogue and collaboration, as well as the sociocultural theory, are discussed in this study (LANTOLF, 2011; SWAIN, 2000). We hope that in the future the proposal suggested here can be applied in classroom in order to provide a practical perception about the didactic sequence. Besides, the study also seeks to encourage more work in classroom focused on new literacies, also emphasizing the importance of planning digital didactic materials.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectForeign languageen
dc.subjectNew literaciesen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectMultimodalityen
dc.subjectColaboraçãopt_BR
dc.subjectMemeen
dc.subjectMemespt_BR
dc.subjectCollaborationen
dc.titleLeitura e produção colaborativa de memes em língua estrangeira : uma proposta de unidade didáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001066699pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples