Narrativas sobre a experiência em uma exposição acessibilizada
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Data
2017Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho de conclusão de Curso propõe compreender a experiência dos visitantes em uma exposição fotográfica acessibilizada. Busca identificar em que medida a experiência auxilia na construção ou reconstrução do olhar sobre as questões da deficiência, dos direitos culturais da pessoa com deficiência e o patrimônio edificado a partir da fala dos visitantes. A pesquisa se orienta pelos marcos conceituais de curadoria e comunicação museológica, pelas tessituras acerca da filosofia da experiênc ...
Este trabalho de conclusão de Curso propõe compreender a experiência dos visitantes em uma exposição fotográfica acessibilizada. Busca identificar em que medida a experiência auxilia na construção ou reconstrução do olhar sobre as questões da deficiência, dos direitos culturais da pessoa com deficiência e o patrimônio edificado a partir da fala dos visitantes. A pesquisa se orienta pelos marcos conceituais de curadoria e comunicação museológica, pelas tessituras acerca da filosofia da experiência e pelas formulações teóricas acerca da acessibilidade enquanto direito de acesso à cultura. Ainda subsidia-se nas concepções sobre acessibilidade para pessoas com deficiência contidas na legislação brasileira e internacional. Adota como estudo de caso a Exposição Porto Alegre na Ponta dos Dedos, ocorrida de 08 outubro a 28 de novembro de 2015, no Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, na cidade de Porto Alegre/RS. Analisa os registros deixados pelos visitantes no livro de recados e suas falas inscritas na ficha de avaliação da atividade educativa da qual participaram, entre outros documentos. Conclui que o planejamento de uma exposição deve levar em conta as possibilidades de experiência que todos os visitantes terão de modo a incidir positivamente para mudanças atitudinais. Formula-se a partir do estudo o conceito de exposição acessibilizada. ...
Abstract
This course conclusion work proposes to understand the experience of the visitors in an accessible photographic exhibition. It seeks to identify the extent to which the experience assists in the construction or reconstruction of the view on the issues of disability, the cultural rights of the disabled person and the built heritage from the visitors' speech. The research is guided by the conceptual frameworks of curatorial and museological communication, by the tessituras about the philosophy of ...
This course conclusion work proposes to understand the experience of the visitors in an accessible photographic exhibition. It seeks to identify the extent to which the experience assists in the construction or reconstruction of the view on the issues of disability, the cultural rights of the disabled person and the built heritage from the visitors' speech. The research is guided by the conceptual frameworks of curatorial and museological communication, by the tessituras about the philosophy of experience and by the theoretical formulations about accessibility as a right of access to culture. It is still subsidized in the conceptions on accessibility for people with disabilities contained in the Brazilian and international legislation. It adopts as a case study the Porto Alegre Exposition at Ponta dos Dedos, held from 08 October to 28 November 2015, at Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, in the city of Porto Alegre / RS. It analyzes the records left by the visitors in the scrapbook and their statements inscribed in the assessment sheet of the educational activity in which they participated, among other documents. It concludes that the planning of an accessible exhibition must take into account the possibilities of experience that all visitors will have and for that, positively affecting attitudinal refigurations. The concept of accessible exposition is derived from the study. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Coleções
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TCC Museologia (153)
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