Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPavani, Daniela Borgespt_BR
dc.contributor.authorMentz, Lucianopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-30T02:32:05Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174150pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo desenvolver uma sequência didática para professores de ensino médio que ensinam física ondulatória, mais precisamente o ensino de ondas eletromagnéticas a partir da pesquisa realizada pelos alunos, tornando-os agentes ativos no processo de ensinoaprendizagem e dando-lhes liberdade na escolha do material a ser pesquisado. Essa sequência didática foi aplicada em cinco turmas de uma escola particular da cidade de Porto Alegre – RS, totalizando 150 alunos participantes, e está alinhada à teoria de Pedro Demo, que serviu de referencial teórico. Foram realizados dez encontros, divididos em aulas expositivas dialogadas, para trabalhar os conceitos iniciais de física ondulatória, uma aula no Laboratório de Física e aulas em sala de aula para realizar as pesquisas com o uso do celular e realizar as discussões em grupos. As pesquisas sobre história da ciência e as aplicações de ondas eletromagnéticas também aconteceram fora da sala de aula a partir do uso das redes sociais. Os alunos fizeram resumos das suas pesquisas e produziram vídeos sobre a descoberta das ondas eletromagnéticas, explicando como a tecnologia tem evoluído e quais são suas aplicações no dia a dia. O autor considera que o ensino de física no ensino médio não é atrativo para os alunos por três motivos: falta de conhecimento matemático, falta de motivação e não entendimento da importância do conteúdo, pois o aluno não vê aplicabilidade do estudo com o seu dia a dia. O trabalho de pesquisa e criação de vídeos ajuda a enfrentar dois desses três problemas. Todos os vídeos estão disponíveis no youtube e diversas formas artísticas foram exploradas pelos alunos – textos com desenhos e narração, compilação de imagens e vídeos legendados, alunos que se transformam em atores -. Os alunos gostam de estudos episódios da história da ciência e de ter liberdade para escolher o que pesquisar.pt_BR
dc.description.abstractThis work aimed to prepare a didactic sequence for high school teachers who teach wave physics, more precisely the teaching of electromagnetic waves from the research carried out by the students, making them active agents in the process of teaching and learning and giving them freedom in the choice of material to be searched. This didactic sequence was applied in five classes of a private school in the city of Porto Alegre, RS, totaling 150 students, and is aligned with the theory of Pedro Demo, which served as a theoretical reference. Ten meetings were held, divided into expository dialogues, to work on the initial concepts of wave physics, a class in the Physics Laboratory, and classes in the classroom to carry out research using the cell phone and carry out group discussions. Research on the history of science and the applications of electromagnetic waves also happened outside the classroom from the use of social networks. The students summarized their research and produced videos on the discovery of electromagnetic waves, explaining how technology has evolved and what its applications are in everyday life. The author considers that the teaching of physics in high school is not attractive to students for three reasons: lack of mathematical knowledge, lack of motivation and lack of understanding of the importance of content, since the student does not see applicability of the study with his or her day to day. Researching and creating videos helps you tackle two of these three issues. All videos are available on youtube and various artistic forms have been explored by the students - texts with drawings and narration, compilation of images and videos subtitled, students that become actors. Students enjoyed studying the history of science and being free to choose what to research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectResearch teachingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeaching electromagnetic wavesen
dc.subjectOndas eletromagnéticaspt_BR
dc.subjectNew technologies in the classroomen
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectWave physicsen
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.titleO uso da pesquisa para o ensino das ondas eletromagnéticaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilveira, Fernando Lang dapt_BR
dc.identifier.nrb001061971pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples