Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.contributor.authorHolderbaum, Candice Steffenpt_BR
dc.date.accessioned2009-09-12T04:17:24Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17229pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação buscou analisar o efeito de priming semântico em uma tarefa de decisão lexical. No estudo 1, comparou-se o efeito de priming semântico entre crianças e universitários em dois SOAs (250ms e 500ms). Os resultados mostraram que no SOA de 250ms, apenas as crianças tiveram efeito de priming semântico. Quando o SOA foi de 500ms, ambos grupos apresentaram efeito de priming semântico, no entanto, este foi maior nas crianças. No estudo 2 foi investigada a relação entre o efeito de priming semântico nas crianças do estudo 1 e as variáveis força de associação e freqüência do alvo. Foram encontradas algumas fracas correlações entre estas variáveis. Conclui-se que variáveis como idade/escolaridade, SOA e força de associação são determinantes no efeito de priming semântico.pt
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze the semantic priming effect in a lexical decision task. In study 1, the semantic priming effect in third graders and college students was compared. It was used two SOAs, 250ms and 500ms. The results showed that when SOA was 250ms, only third graders had semantic priming effects. When SOA was 500ms, both groups had semantic priming effects; however, the magnitude of it was bigger in children. In study 2, it was investigated the relation between semantic priming effects of third graders and the variables associative strength and frequency. Data demonstrated some weak correlations between these variables. We concluded that variables such age/educational group, SOA and associative strength are related to the semantic priming effect.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSemantic primingen
dc.subjectMemória semânticapt_BR
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.subjectStimulus onset asynchronyen
dc.subjectDecisão léxicapt_BR
dc.subjectAssociation strengthen
dc.subjectLexical decisionen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectImplicit memoryen
dc.titleEfeitos de priming semântico em tarefa de decisão lexical com diferentes intervalos entre estímulospt_BR
dc.title.alternativeSemantic priming effect in a lexical decision task with different stimulus onset asynchrony en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000711537pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples