Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWelp, Anamaria Kurtz de Souzapt_BR
dc.contributor.authorRauber, Thomas Bazzopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-30T02:25:48Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/171729pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é apresentar a elaboração de uma proposta de projeto que fomente o uso de língua como prática social, idealizada para a disciplina de Língua Portuguesa. O público-alvo é uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul. O foco do projeto é desenvolver o letramento em notícias humorísticas, em especial do jornal Sensasionalista, cuja marca principal é a ironia, com a motivação de refletir e discutir sobre temas contemporâneos e importantes na formação de um cidadão, como política, feminismo, homofobia, uso de redes sociais e internet. A fundamentação teórica utilizada para a criação do projeto foi a de projetos de trabalho, a qual destaca-se a Perspectiva Educativa de Projetos de Trabalho (PEPT) (HERNANDEZ, 2014), e das orientações de ensino dos Rerefenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. A presente proposta de projeto apresenta a unidade didática elaborada e orientação para a condução das aulas. Pretende também ser uma ferramenta para professores de Língua Portuguesa que visam um ensino contextualizado, que promova o pensamento crítico, a noção de autoria e a prática da cidadania.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to present the creation of a project proposal that encourages the use of language as a social practice. Designed for Portuguese Language teaching, its target audience is a high school second year group from a public state school of Rio Grande do Sul. The focus of the project is to develop literacy in humorous news, specially from the Sensacionalista newspaper, whose main line is irony, with the motivation of reflecting and discussing contemporary and important themes for education focused on citizenship, as politics, feminism, homophobia, social networks and internet usage. The theoretical background of this project proposal is the work with projects, especially the Educational Perspective of Project Work (PEPW) (HERNANDEZ, 2014), and the educational instructions present in Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul. This paper presents the didactic sequence created and the guidelines for the classes. It intends to be a tool for Portuguese Language teachers that aspire to a contextualized teaching, one that fosters critical thinking, notion of authorship and practice of citizenship.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSensacionalista (Jornal)pt_BR
dc.subjectProject proposalen
dc.subjectPortuguese Languageen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectHumorismopt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.titleO mundo através de notícias humorísticas : uma proposta de projeto para o segundo ano do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001056440pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples