Assessoria de imprensa da UFRGS : relato de uma trajetória de desafios e estratégias no passado e no presente
Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa de mestrado é conduzida pela percepção de que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) mantém apenas registros parciais, dispersos em diferentes espaços, da produção jornalística e publicitária realizada pela sua Assessoria de Imprensa (AI), órgão responsável pela divulgação das ações desenvolvidas pela instituição. A partir desta constatação, este estudo contextualiza a diferença entre história e memória, nomeando história à cronologia dos fatos ligados à Assessoria de ...
Esta pesquisa de mestrado é conduzida pela percepção de que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) mantém apenas registros parciais, dispersos em diferentes espaços, da produção jornalística e publicitária realizada pela sua Assessoria de Imprensa (AI), órgão responsável pela divulgação das ações desenvolvidas pela instituição. A partir desta constatação, este estudo contextualiza a diferença entre história e memória, nomeando história à cronologia dos fatos ligados à Assessoria de Imprensa − e à UFRGS, e memória ao que foi relatado nas entrevistas feitas com antigos funcionários e nos questionários aplicados a bolsistas. Isso significa não apenas recordar o que o órgão já viveu ou o que produziu, mas é, também, identificar os momentos marcantes pelos quais a Universidade passou desde a sua criação, contados em jornais, boletins e publicações feitos pela Assessoria de Imprensa, de acordo com demandas e ferramentas disponíveis em cada época, até chegar ao estágio em que a era analógica passa a conviver com a era digital. Esta investigação também recupera e analisa documentos oficiais que regulam e regulamentam as atividades do setor. Sob o viés metodológico de caráter exploratório e de pesquisa qualitativa, registra-se aqui como a Assessoria de Imprensa da UFRGS historiografou suas práticas comunicacionais, os caminhos que percorreu e as estratégias adotadas para constituir sua identidade comunicacional. Aponta, ainda, como vem dando testemunho da memória social e institucional e adota o circuito da cultura, de du Gay et al. (1997), para promover uma reflexão sobre os cinco eixos que o compõem: produção, representação, regulação, consumo e identidade, articulando-os, por meio de instâncias analíticas, ao seu objeto de estudo. ...
Abstract
Esta investigación de maestría es conducida bajo la percepción de que la Universidad Federal del Río Grande del Sur (UFRGS) mantiene sólo registros parciales, esparcidos en diferentes espacios, de la producción periodística y publicitaria realizada por su Asesoría de Prensa (Assessoria de Imprensa - AI), sector responsable por la difusión de las acciones desarrolladas por la institución. A partir de esa constatación, el trabajo contextualiza la diferencia entre historia y memoria, nombrando his ...
Esta investigación de maestría es conducida bajo la percepción de que la Universidad Federal del Río Grande del Sur (UFRGS) mantiene sólo registros parciales, esparcidos en diferentes espacios, de la producción periodística y publicitaria realizada por su Asesoría de Prensa (Assessoria de Imprensa - AI), sector responsable por la difusión de las acciones desarrolladas por la institución. A partir de esa constatación, el trabajo contextualiza la diferencia entre historia y memoria, nombrando historia a la cronología de los hechos referentes a la Asesoría de Prensa y a la Universidad, y memoria a lo que fue relatado en las entrevistas hechas a los trabajadores más antiguos y en las encuestas aplicadas a los estudiantes becarios. Eso significa no simplemente recordar lo que el sector ha vivido o producido, sino también identificar los momentos tajantes por los cuales la Universidad ha pasado desde su creación, contados en periódicos, boletines y publicaciones hechas por la Asesoría de Prensa acorde a las demandas y herramientas disponibles en cada época, hasta llegar a la etapa en que lo analógico pasa a convivir con la era digital. Esta investigación también recupera y analiza documentos oficiales que regulan y reglamentan las actividades del sector. Bajo la vía metodológica de carácter exploratorio y de investigación cualitativa, registrase aquí cómo la Asesoría de Prensa hizo la historiografía de sus prácticas comunicacionales, los caminos recorridos y las estrategias adoptadas para constituir su identidad comunicacional. Apunta, también, hacia la forma como viene dando testimonio de la memoria social y elíjese el circuito de la cultura, de du Gay et al. (1997), para promover una reflexión sobre los cinco ejes que componen ese circuito: producción, representación, consumo e identidad, articulándolos, a través de instancias analíticas, a su objeto de estudio. ...
Instituição
Centro Universitário La Salle. Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License