Banalidade ou correção : dois modos de ensinar arquitetura e suas consequências
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Tipo
Outro título
Banality or correctness : two ways of teaching architecture and their consequences
Resumo
O texto trata do ensino de arquitetura, partindo de duas premissas: que um curso de arquitetura deve transmitir o conhecimento necessário a uma prática competente e relevante, e que o curso de graduação não é lugar para experimentação. A introdução tem o objetivo de apontar alguns dos problemas atuais do ensino de arquitetura. A seguir o autor argumenta em favor do aprendizado baseado no contato direto com a história da arquitetura, principalmente por meio do (re)desenho e de exercícios centrad ...
O texto trata do ensino de arquitetura, partindo de duas premissas: que um curso de arquitetura deve transmitir o conhecimento necessário a uma prática competente e relevante, e que o curso de graduação não é lugar para experimentação. A introdução tem o objetivo de apontar alguns dos problemas atuais do ensino de arquitetura. A seguir o autor argumenta em favor do aprendizado baseado no contato direto com a história da arquitetura, principalmente por meio do (re)desenho e de exercícios centrados na adaptação de precedentes a problemas projetuais contemporâneos. Os capítulos finais discorrem sobre dois conceitos considerados centrais ao ensino e à prática dessa arquitetura competente e culturalmente relevante: o de forma como relação e o de busca de identidade formal como principal objetivo da criação arquitetônica. ...
Abstract
The article discusses the teaching of architecture from two premises: that an undergraduate program should give the students the necessary knowledge to practice architecture in a competent and culturally relevant way, and that an undergraduate program is no place for experimentation. The introduction deals with some of the major problems perceived in architectural schools today. After that the author makes a case for a method of teaching based on the knowledge that can be extracted from history ...
The article discusses the teaching of architecture from two premises: that an undergraduate program should give the students the necessary knowledge to practice architecture in a competent and culturally relevant way, and that an undergraduate program is no place for experimentation. The introduction deals with some of the major problems perceived in architectural schools today. After that the author makes a case for a method of teaching based on the knowledge that can be extracted from history, especially through drawing and modeling exemplary archicture, as well as on the adaptation of proven design strategies to contemporary problems. The final two chapters explain two concepts considered central to the teaching and practice of an architecture that is both conpetent and culturally relevant: the concept of form as relationship, valid at any scale, and the search for formal identity as one of the main goals of architectural design. ...
Contido em
Revista Projetar: projeto e percepção do ambiente. Natal, RN. v. 1, n.3 (dez. 2016), p. 8-25
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40091)Ciências Sociais Aplicadas (4103)
Este item está licenciado na Creative Commons License