Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLucas, Maria Elizabeth da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSemedo, Carla Indira Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2009-06-25T04:12:40Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/16227pt_BR
dc.description.abstractEste estudo sobre as redefinições das noções de gênero entre o grupo de batukadeiras de São Martinho Grande (Ilha de Santiago, Cabo Verde) visa analisar, a partir de suas trajetórias pessoais/profissionais, as performances das corporeidades femininas e masculinas no batuko, no ku torno e nas narrativas das letras de música. A reflexão apresentada parte da observação de que nessas performances emergem formas diferenciadas de se pensar os corpos femininos e masculinos e as relações de gênero, em direção a uma possível subversão das relações de poder entre homens e mulheres. Discuto como as noções estéticas do fazer batuko e tchabeta permitem-nos pensar os sentidos múltiplos dados ao batuko na relação entre as corporeidades de gênero e a realização do projeto individual de ser batukadeira profissional.pt_BR
dc.description.abstractThis study on redefinitions of gender relations among the group of batukadeiras of São Martinho Grande (Santiago Island, Cape Verde) attempts to analyze, through the batukadeira's personal and professional trajectories, the performance of female and male corporalities in the performative genres called batuko and ku torno, as well as in the batuko lyrics. The reflection presented departs from the observation that different ways to conceive female and male bodies and gender relations emerge from these performances, towards a possible subversion of power relations between men and women. Thus I discuss how aesthetic notions of making batuko and tchabeta allow us to think about the multiple senses given to batuko in the relation between gender corporalities and the individual achievement to become a professional batukadeira.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBatukoen
dc.subjectAntropologia socialpt_BR
dc.subjectAntropologia da músicapt_BR
dc.subjectKu tornoen
dc.subjectBatuquept_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectCorporalitiesen
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCape Verdeen
dc.subjectLetras de músicapt_BR
dc.subjectRelações de poderpt_BR
dc.subjectCabo Verdept_BR
dc.title"Mara sulada e dã ku torno" : performance, gênero e corporeidades no Grupo de Batukadeiras de São Martinho Grande (Ilha de Santiago, Cabo Verde)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000695072pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples