Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJunqueira Filho, Gabriel de Andradept_BR
dc.contributor.authorFerreira, Bruna Santospt_BR
dc.date.accessioned2009-06-04T04:13:07Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/15998pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe uma reflexão a respeito da relação professor-aluno nos cursos de Pedagogia, procurando investigar em que medida os professores avaliamse como sujeitos leitores e objetos de conhecimento - conteúdos-linguagem - de si mesmos, de e para seus alunos, a partir de suas práticas docentes, do lugar que ocupam e do papel que desempenham no processo de formação de seus alunos. O referencial teórico utilizado fundamenta-se, basicamente, na concepção de Junqueira Filho (2004, 2005, 2006, 2008) de conteúdo como linguagem, na articulação de seus estudos sobre a Semiótica de C.S. Peirce e princípios pedagógicos de seleção e articulação de conteúdos. A pesquisa, de cunho qualitativo, valeu-se da aplicação de questionários e da realização de entrevistas junto a docentes que atuam como formadores nos cursos de Pedagogia de universidades da cidade de Porto Alegre e de cidades de sua zona metropolitana. A análise realizada com os dados coletados também se apóia em autores como Cunha (1989), Pereira (1996), Meirieu (2002), Pinto (1982), dentre outros. A partir da análise, foi possível constatar que os professores, apesar de saberem da importância de suas atitudes e procedimentos na formação dos alunos, priorizam, no ensino superior, a transmissão de conhecimentos disciplinares. Constata-se ainda que os professores de cursos de Pedagogia sabem-se aprendidos em suas didáticas e prática docente, todavia, não se colocam explicitamente como um conteúdo a ser ensinado.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleProfessores nus : os professores formadores como conteúdo-linguagem de e para seus alunospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000668675pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples