Avaliação : sentença ou diagnóstico?
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Maria Bernadette Castro | pt_BR |
dc.contributor.author | Heuser, Fernanda Müller | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-06-04T04:13:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/15997 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a Avaliação na Educação Básica. Teve por objetivo investigar as percepções de professores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e alunos do Ensino Fundamental e Médio acerca dos objetivos e finalidades que atribuem à prática avaliativa e de suas concepções sobre avaliação. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-abertas com seis alunos, sete professoras, três coordenadoras pedagógicas e duas orientadoras educacionais. Dentre os autores que embasaram esse estudo destacam-se Juan Manuel Àlvarez Méndez e Jussara Hoffmann, os quais tratam a avaliação numa perspectiva mediadora e formativa. As análises dos dados foram na direção da problematização: do discurso desses entrevistados sobre a avaliação e suas práticas avaliativas; dos instrumentos de avaliação adotados e suas finalidades; da prova como um instrumento admitido como o mais adotado nas práticas avaliativas; e, ainda, da "nota" e sua finalidade. Se por um lado, as manifestações das professoras, coordenadoras e orientadoras trazem posições afins com as perspectivas da avaliação mediadora e formativa; por outro, as percepções dos alunos contradizem essas posições. Os alunos em suas falas sugerem que a avaliação visa um resultado sentencioso, que aponta a aprovação ou reprovação. O fator nota foi mencionado pela maioria dos alunos como uma finalidade da prática avaliativa. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Profissionalização | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da educação | pt_BR |
dc.title | Avaliação : sentença ou diagnóstico? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000668672 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2008 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)