Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Bernadette Castropt_BR
dc.contributor.authorHeuser, Fernanda Müllerpt_BR
dc.date.accessioned2009-06-04T04:13:07Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/15997pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a Avaliação na Educação Básica. Teve por objetivo investigar as percepções de professores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e alunos do Ensino Fundamental e Médio acerca dos objetivos e finalidades que atribuem à prática avaliativa e de suas concepções sobre avaliação. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-abertas com seis alunos, sete professoras, três coordenadoras pedagógicas e duas orientadoras educacionais. Dentre os autores que embasaram esse estudo destacam-se Juan Manuel Àlvarez Méndez e Jussara Hoffmann, os quais tratam a avaliação numa perspectiva mediadora e formativa. As análises dos dados foram na direção da problematização: do discurso desses entrevistados sobre a avaliação e suas práticas avaliativas; dos instrumentos de avaliação adotados e suas finalidades; da prova como um instrumento admitido como o mais adotado nas práticas avaliativas; e, ainda, da "nota" e sua finalidade. Se por um lado, as manifestações das professoras, coordenadoras e orientadoras trazem posições afins com as perspectivas da avaliação mediadora e formativa; por outro, as percepções dos alunos contradizem essas posições. Os alunos em suas falas sugerem que a avaliação visa um resultado sentencioso, que aponta a aprovação ou reprovação. O fator nota foi mencionado pela maioria dos alunos como uma finalidade da prática avaliativa.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfissionalizaçãopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação da educaçãopt_BR
dc.titleAvaliação : sentença ou diagnóstico?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000668672pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples