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dc.contributor.advisorWeber, Maria Helenapt_BR
dc.contributor.authorBecker, Camila Lângaropt_BR
dc.date.accessioned2017-06-20T02:30:44Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159685pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação desenvolve e associa conceitos relacionados à comunicação pública, ao jornalismo e ao acontecimento, com o objetivo de analisar o acontecimento Programa Mais Médicos, entendido como público e jornalístico, a partir dos discursos dos jornais de referência Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo, buscando compreender a atuação do jornalismo no debate desencadeado pela criação dessa política pública. Os conceitos teóricos trabalhados referem-se à comunicação pública, conforme as perspectivas de Esteves (2003, 2011) e Weber (2007, 2011a), assim como ao interesse público, sob as noções normativas apresentadas por Arendt (2007) e Bobbio (1986, 1997); às concepções de jornalismo, segundo Franciscato (2005), Traquina (2004), Gentilli (2005) e Benetti (2008, 2010); aos estudos do acontecimento (QUÉRÉ, 2005, 2011; FRANÇA, 2011; REBELO, 2006; COELHO, 2013) e do acontecimento jornalístico (RODRIGUES, 1993; ALSINA, 2009; BERGER; TAVARES, 2009; CHARAUDEAU, 2010). Como opções metodológicas, foram utilizadas a Análise de Conteúdo (AC) para a classificação e análise de 235 textos jornalísticos, de diferentes gêneros, referentes aos dias 8, 9 e 10/7/2013; 24, 25 e 26/8/2013 e 2, 3 e 4/9/2013, e a Análise de Discurso (AD) para a identificação dos sentidos produzidos em 20 editoriais publicados nos três veículos citados. Complementarmente, foram utilizadas a pesquisa documental e a pesquisa histórico-descritiva. A análise do Programa Mais Médicos enquanto acontecimento jornalístico foi realizada nas dimensões do contexto histórico-social (análise documental e histórico-descritiva da legislação e de material oficial publicado sobre o programa), da nomeação (análise de temas e fontes dos textos jornalísticos) e da argumentação (análise dos sentidos produzidos pelos editoriais). Como resultado da articulação dessas categorias, pode-se concluir que, no período analisado, o jornalismo de referência priorizou uma abordagem temática sobre os efeitos do Programa Mais Médicos aos profissionais da classe médica e sobre as contravenções na contratação de médicos cubanos. A partir do seu posicionamento editorial, foram identificados três eixos argumentativos distintos: o da descredibilização do debate; o da afirmação/apropriação de argumentos das entidades médicas; e o do reconhecimento da legitimidade dos dados sociais revelados pelo programa. Notou-se, por fim, que, enquanto acontecimento jornalístico, o acontecimento Mais Médicos distanciou-se, inicialmente, do problema público por ele revelado – a carência e a má distribuição de profissionais da medicina no país –, em detrimento de questões relativas à classe profissional da medicina e às suas organizações corporativas. Ao longo da implementação do programa, contudo, passaram a integrar o relato do acontecimento novos sujeitos e sentidos.pt_BR
dc.description.abstractThis master thesis develops and articulates concepts related to public communication, journalism and event. The objective is to analyse the Programa Mais Médicos event, as public and journalistic, from discourses of the reference newspapers Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo, pursuing to understand the performance of journalism in the debate initiated by the creation of this public policy. The theoretical concepts used relate to public communication, according to Esteves (2003, 2011) and Weber (2007, 2011a); the definitions of journalism, according to Franciscato (2005); Traquina (2004); Gentilli (2005) and Benetti (2008, 2010); event studies (QUÉRÉ, 2005, 2011; FRANÇA, 2011; REBELO, 2006; COELHO, 2013) and the concept of journalistic event (RODRIGUES, 1993; ALSINA, 2009; BERGER; TAVARES, 2009 e CHARAUDEAU, 2010). The methodologies employed were Content Analysis, for ordination and analysis of 235 articles, collected in July 8th, 9th and10th 2013, August 24th, 25th and 26th 2013 and September 2nd, 3rd and 4th 2013. Also, were employed Discourse Analysis in order to identify the senses produced on 20 published editorials from the three referred newspapers and documentary and historical-descriptive researches. The Programa Mais Médicos analysis, as a journalistic event, was executed in three perspectives: historical and social context (documentary and historical-descriptive analysis); denomination (themes and sources analysis) and argumentation (senses analysis). As a result of the investigation about the articles, were identified two predominant themes: the consequences of the Programa Mais Médicos to the medical class profession and the controversies about the hiring agreement of Cuban doctors. The editorial analysis, indicate three different arguments: the disbelief about the debate; the presentation of arguments from medical unions and the recognition of the legitimacy of the social data uncovered by the program. Initially, as a journalistic event, The Programa Mais Médicos did not address the public issue: the lack and maldistribution of medical professionals in the country. Instead, addressed the issues concerning the medical professional class and its corporate organizations. Throughout the implementation of the program, however, new subjects and senses became to be part of the journalistic narrative.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic communicationen
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectComunicação públicapt_BR
dc.subjectJournalismen
dc.subjectPublic eventen
dc.subjectAcontecimento (Comunicação)pt_BR
dc.subjectJournalistic eventen
dc.subjectPrograma Mais Médicospt_BR
dc.subjectMais médicos programen
dc.titleComunicação e interesse público : o acontecimento Mais Médicos no jornalismo de referência brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001024256pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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