Navegação Psicanálise: Clínica e Cultura por Assunto "Bebê"
Resultados 1-5 de 5
-
Do cuidado com o bebê ao cuidado com o educador : enlaces com o corpo e com a educação
(2017) [Dissertação]Este trabalho se situa nas fronteiras entre psicanálise e educação. A pesquisa foi construída a partir da experiência de acompanhamento de educadoras e bebês em instituições de educação infantil e do trabalho com psicologia ... -
Experiências de (des)continuidade e o vir a ser no abrigo : desdobramentos a partir da teoria de D. Winnicott
(2017) [Dissertação]Este estudo aborda as possibilidades de vir a ser sujeito em uma instituição de acolhimento, considerando as possíveis implicações para a criança que se encontra separada de sua família de origem. Neste sentido, é importante ... -
Intersubjetividade e interludicidade na escola de educação infantil : encontros e desencontros entre educadora e bebê
(2020) [Dissertação]O presente trabalho faz uma interlocução entre o campo da psicanálise e da educação infantil. O campo de pesquisa é a escola infantil, o qual foi abordado a partir da sua história de constituição no Brasil, as leis que o ... -
Por um vir a ser : o gesto espontâneo e o berçário
(2020) [Dissertação]A partir da concepção de que a educação infantil tem um papel importante no processo de constituição psíquica dos bebês, realizo o acompanhamento dos bebês que frequentam uma turma de berçário. Emana de tal experiência um ... -
O vir-a-ser de bebês prematuros : uma travessia da UTI-Neonatal até a casa
(2019) [Dissertação]Este estudo retrata, através de relatos e observações clínicas, as possibilidades do vir-aser sujeito de bebês prematuros que iniciaram suas vidas no contexto de internação em UTINeonatal. Além disso, considera as possíveis ...