Dança no espaço escolar : a arte permeando a construção do ser
Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta pesquisa tem como ponto de partida o olhar, o respiro e a reflexão sobre a educação, a arte/dança e a relação de ambas na construção do ser. Problematiza o lugar da educação na contemporaneidade, bem como, o lugar da arte no espaço escolar. A questão maior reside em perceber possibilidades da arte-educação como um potencializador de corpos vivos, ativos e conscientes de sua presença e participação na (re)invenção do mundo. Dessa maneira, parte-se da hipótese de que a educação das sensibili ...
Esta pesquisa tem como ponto de partida o olhar, o respiro e a reflexão sobre a educação, a arte/dança e a relação de ambas na construção do ser. Problematiza o lugar da educação na contemporaneidade, bem como, o lugar da arte no espaço escolar. A questão maior reside em perceber possibilidades da arte-educação como um potencializador de corpos vivos, ativos e conscientes de sua presença e participação na (re)invenção do mundo. Dessa maneira, parte-se da hipótese de que a educação das sensibilidades propostas pelo ensino da arte/dança no espaço escolar colabora para a construção individual e coletiva de cada ser, bem como propõe à observação as relações que estão imbricadas entre ambas. Para realizar a pesquisa, como metodologia, foi utilizada a revisão bibliográfica de autores que discutem esses temas. Também buscou-se estabelecer relações desses temas com vivências pessoais da pesquisadora, como discente, docente e artista. Assim, a ideia não é a proposição de uma solução diante aos temas debatidos, mas sinalizar o estado de um eterno processo de busca, visto que somos seres inventores deste lugar chamado escola. Dessa maneira, considera-se como possível o fato de criar perspectivas de mudanças, para construir uma educação mais humana. ...
Abstract
This research has as a starting point the look, the respite and the reflection on the education, the art / dance and the relation of both in the construction of the being. It problematizes the place of education in the contemporary world, as well as the place of art in the school space. The major question lies in perceiving possibilities of art-education as a potentiator of living bodies, active and aware of their presence and participation in the (re) invention of the world. In this way, the h ...
This research has as a starting point the look, the respite and the reflection on the education, the art / dance and the relation of both in the construction of the being. It problematizes the place of education in the contemporary world, as well as the place of art in the school space. The major question lies in perceiving possibilities of art-education as a potentiator of living bodies, active and aware of their presence and participation in the (re) invention of the world. In this way, the hypothesis is that the education of the sensibilities proposed by the teaching of art / dance in the school space contributes to the individual and collective construction of each being, as well as proposing to observation the relations that are interwoven between the two. In order to carry out the research, as methodology, the bibliographical review of authors that discuss these subjects was used. It was also sought to establish relationships of these themes with personal experiences of the researcher, as a student, teacher and artist. Thus, the idea is not to propose a solution to the issues discussed, but to signal the state of an eternal search process, since we are inventors of this place called school. In this way, consider as possible the fact of creating perspectives of changes, to build a more humane education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Dança: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Dança (148)
Este item está licenciado na Creative Commons License