Educação e pensamento sistêmico : possíveis estratégias para o ensino da dança
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho propõe reflexões a cerca de estratégias para o ensino da dança inspiradas no pensamento sistêmico. Para tal, inicialmente, discute as características do pensamento analítico para, em seguida, realizar a compreensão do surgimento do pensamento sistêmico. Após, o estudo aborda teorias que fazem parte do pensamento sistêmico e características deste paradigma. Ademais, apresenta elementos da educação, da dança e estratégias para pensar e vivenciar o ensino da dança em diferentes espaç ...
Este trabalho propõe reflexões a cerca de estratégias para o ensino da dança inspiradas no pensamento sistêmico. Para tal, inicialmente, discute as características do pensamento analítico para, em seguida, realizar a compreensão do surgimento do pensamento sistêmico. Após, o estudo aborda teorias que fazem parte do pensamento sistêmico e características deste paradigma. Ademais, apresenta elementos da educação, da dança e estratégias para pensar e vivenciar o ensino da dança em diferentes espaços. Por fim, discute a necessidade do compartilhar as práticas em dança e o surgimento de outras formas de comunicação pedagógica. ...
Abstract
This paper proposes reflections about strategies to the dance teaching inspired by Systemic Thinking. It discusses the characteristics of the Analytic Thinking to comprehend the beginning of the Systemic Thinking. Then, this study approaches the theories that make the Systemic Thinking and the characteristics of this paradigm. In addition, it presents the elements of education and dance, as also strategies to think and experience the dance teaching in different places. Lastly, it discusses the ...
This paper proposes reflections about strategies to the dance teaching inspired by Systemic Thinking. It discusses the characteristics of the Analytic Thinking to comprehend the beginning of the Systemic Thinking. Then, this study approaches the theories that make the Systemic Thinking and the characteristics of this paradigm. In addition, it presents the elements of education and dance, as also strategies to think and experience the dance teaching in different places. Lastly, it discusses the necessity of sharing the dance practices and the beginning of others forms of pedagogic communication. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Dança: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Dança (148)
Este item está licenciado na Creative Commons License