Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchlatter, Margaretept_BR
dc.contributor.authorPedroso, Renata Citadinpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-21T02:34:51Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156952pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é refletir acerca do desenvolvimento de um projeto de aprendizagem que focalizou a produção oral em aula de Português Língua Adicional, abordando a especificidade do ensino de Português Língua Adicional (PLA) para falantes de espanhol. Apresenta-se e reestrutura-se uma proposta de projeto de aprendizagem realizado na disciplina Português para Falantes de Espanhol do PPE – UFRGS e desenvolvido no segundo semestre de 2015, acrescentando ao planejamento tarefas para o desenvolvimento da produção oral. O projeto tomou por base o trabalho com o gênero nota biográfica, adaptado para apresentação oral com auxílio da ferramenta do programa PowerPoint®. Visou-se a divulgação de personalidades da cultura hispânica e latinoamericana a partir das escolhas dos alunos. Relata-se o projeto desenvolvido e apresentam-se propostas de tarefas para prática de produção oral considerando as especificidades do ensino de línguas próximas.pt_BR
dc.description.abstractEl objetivo de este trabajo es reflexionar sobre el desarrollo de un proyecto de aprendizaje que se enfocó en la producción oral en clase de Portugués Lengua Adicional, abordando la especificidad de la enseñanza de Portugués Lengua Adicional (PLA) para hispanohablantes. Se presenta y se reestructura un proyecto de aprendizaje realizado en el curso de portugués para hispanohablantes del Programa de Português para Estrangeiros (PPE - UFRGS), desarrollado en la segunda mitad de 2015, añadiendo a la planificación tareas para el desarrollo de la producción oral. El proyecto se basó en el trabajo con el género nota biográfica, adaptado para su presentación oral con la ayuda de la herramienta del programa PowerPoint. Su objetivo es la difusión de las figuras de la cultura hispánica e latinoamericana a partir de las elecciones de los estudiantes. Se presenta el proyecto desarrollado y se presentan propuestas de tareas para practicar la expresión oral teniendo en cuenta las características específicas de la enseñanza de lenguas próximas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPortugués lengua adicionales
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectProyecto de aprendizajees
dc.subjectProdução oralpt_BR
dc.subjectProducción orales
dc.subjectHispanohablanteses
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleO ensino da oralidade em um projeto de aprendizagem de português desenvolvido por hispanofalantespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001018034pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples