Arte educação e processos de mediação : do museu para a sala de aula
Visualizar/abrir
Data
2008Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Na presente monografia discute-se sobre as práticas de mediação de exposições utilizadas como metodologia de ensino nas aulas de Artes Visuais. Pretende-se com esta pesquisa identificar que métodos são capazes de instigar os educandos nas aulas de Arte no que tange as questões referentes à reflexão, discussão e prática na abordagem de imagens, tal como de que maneira é possível obter êxito utilizando as práticas de mediação empregadas por mediadores das equipes de ação educativa dos museus. Ser ...
Na presente monografia discute-se sobre as práticas de mediação de exposições utilizadas como metodologia de ensino nas aulas de Artes Visuais. Pretende-se com esta pesquisa identificar que métodos são capazes de instigar os educandos nas aulas de Arte no que tange as questões referentes à reflexão, discussão e prática na abordagem de imagens, tal como de que maneira é possível obter êxito utilizando as práticas de mediação empregadas por mediadores das equipes de ação educativa dos museus. Serão abordados os conceitos e terminologias acerca do tema mediação e sugeridos por Mirian Celeste Martins. Outra reflexão que a pesquisa trata é sobre o conceito de problematização do conhecimento através da indagação como método de trabalho tal como sugerido por Fernando Hernández. Por meio das entrevistas e coleta de dados propõe-se a reflexão e compreensão segundo a ótica dos mediadores de como ocorre o processo de auxílio aos educandos/ espectadores a refletir sobre as obras de arte, através da problematização por meio de indagações e questionamentos. Pretende-se com os seus desdobramentos uma troca de informações e experiências de mediadores para educadores, ou ainda, dos museus e centros de cultura para a sala de aula no âmbito escolar. Sugerir à arte-educadores uma metodologia mais prazerosa para instigar seus educandos a pensar sobre as obras de arte, questionar o contexto e apontar diversas possibilidades de compreender e percebê-las. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Pedagogia da Arte.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License