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dc.contributor.advisorVillavicencio, Alinept_BR
dc.contributor.authorMachado, Mario Lúcio Mesquitapt_BR
dc.date.accessioned2009-04-07T04:12:25Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/15508pt_BR
dc.description.abstractDesde a segunda metade do último século, as teorias cognitivas têm trazido algumas visões interessantes em relação ao aprendizado de linguagem. A aplicação destas teorias em modelos computacionais tem duplo benefício: por um lado, implementações computacionais podem ser usaas como uma forma de validação destas teorias; por outro lado, modelos computacionais podem alcançar uma performance melhorada a partir da adoção de estratégias de aprendizado cognitivamente plausíveis. Estruturas sintáticas são ditas fornecer uma pista importante para a aquisição do significado de verbos. Ainda, para um subconjunto particular de verbos muito frequentes e gerais - os assim-chamados light verbs - há uma forte ligação entre as estruturas sintáticas nas quais eles aparecem e seus significados. Neste trabalho, empregamos um modelo computacional para investigar estas propostas, em particular, considerando a tarefa de aquisição como um mapeamento entre um verbo desconhecido e referentes prototípicos para eventos verbais, com base na estrutura sintática na qual o verbo aparece. Os experimentos conduzidos ressaltaram alguns requerimentos para um aprendizado bem-sucedido, em termos de níveis de informação disponível para o aprendiz e da estratégia de aprendizado adotada.pt_BR
dc.description.abstractCognitive theories have been, since the second half of the last century, bringing some interesting views about language learning. The application of these theories on computational models has double benefits: in the one hand, computational implementations can be used as a form of validation of these theories; on the other hand, computational models can earn an improved performance from adopting some cognitively plausible learning strategies. Syntactic structures are said to provide an important cue for the acquisition of verb meaning. Yet, for a particular subset of very frequent and general verbs – the so-called light verbs – there is a strong link between the syntactic structures in which they appear and their meanings. In this work, we used a computational model, to further investigate these proposals, in particular looking at the acquisition task as a mapping between an unknown verb and prototypical referents for verbal events, on the basis of the syntactic structure in which the verb appears. The experiments conducted have highlighted some requirements for a successful learning, both in terms of the levels of information available to the learner and the learning strategies adopted.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNatural language processingen
dc.subjectTeoria da computaçãopt_BR
dc.subjectLinguagem naturalpt_BR
dc.subjectCognitively based modelsen
dc.subjectLinguística computacionalpt_BR
dc.subjectMental lexiconen
dc.titleA verb learning model driven by syntactic constructionspt_BR
dc.title.alternativeUm modelo de aquisição de verbos guiado por construções sintáticas pt
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coIdiart, Marco Aurelio Pirespt_BR
dc.identifier.nrb000682440pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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