Problematizando uma experiência como oficineira de teatro do projeto Descentralização da Cultura na Vila Maria da Conceição em Porto Alegre/RS
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O trabalho reflete sobre a prática docente em teatro como resistência cultural, através de relatos de uma experiência artístico-pedagógica, ocorrida no ano de 2013, em oficinas ministradas pela pesquisadora, pertencente ao programa Descentralização da Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (RS). O ponto de partida das práticas pedagógicas desenvolvidas é o contexto histórico, político e social da comunidade da Vila Maria da Conceição, onde as oficinas se realizaram. A base empírica do ...
O trabalho reflete sobre a prática docente em teatro como resistência cultural, através de relatos de uma experiência artístico-pedagógica, ocorrida no ano de 2013, em oficinas ministradas pela pesquisadora, pertencente ao programa Descentralização da Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (RS). O ponto de partida das práticas pedagógicas desenvolvidas é o contexto histórico, político e social da comunidade da Vila Maria da Conceição, onde as oficinas se realizaram. A base empírica do trabalho são registros realizados pela pesquisadora num diário de campo, através de observações dos participantes, que incluem reflexões, descrições de situações, de condições de espaço e tempo das oficinas, de procedimentos metodológicos adotados na sala de aula e de ações dos sujeitos da experiência. E a fundamentação teórica compreende autores da área da sociologia da educação e da pedagogia do teatro, tais como: Augusto Boal, Bertolt Brecht, Paulo Freire, Márcia Pompeo, Maria Amélia Gimmler, entre outros. Considera-se a possibilidade de evidenciar o papel desempenhado pelas oficinas de teatro junto aos membros da comunidade envolvida e frente aos propósitos do programa Descentralização da Cultura. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Teatro (243)
Este item está licenciado na Creative Commons License