Práticas interdisciplinares em colaborações pedagógicas do subprojeto de teatro do Pibid Ufrgs
Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O foco do trabalho são propostas de cunho interdisciplinar desenvolvidas por bolsistas do Subprojeto de Teatro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFRGS em colaboração pedagógica com professores de escolas públicas de Educação Básica de Porto Alegre (RS). Na modalidade “colaboração pedagógica”, os futuros professores de teatro relacionam-se com os processos de aprendizagem dos estudantes envolvidos, atuando interdisciplinarmente junto a diferentes disciplinas ...
O foco do trabalho são propostas de cunho interdisciplinar desenvolvidas por bolsistas do Subprojeto de Teatro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFRGS em colaboração pedagógica com professores de escolas públicas de Educação Básica de Porto Alegre (RS). Na modalidade “colaboração pedagógica”, os futuros professores de teatro relacionam-se com os processos de aprendizagem dos estudantes envolvidos, atuando interdisciplinarmente junto a diferentes disciplinas do conhecimento, compartilhando conteúdos, práticas pedagógicas e experiências em teatro. O trabalho de campo envolve a coleta de dados sobre propostas realizadas, em relatórios, produções acadêmicas, publicações do PIBID e entrevistas com bolsistas e professores colaboradores. A reflexão sobre essas experiências fundamenta-se em teóricos da pedagogia do teatro, como Spolin, Koudela, Desgranges, Icle e Santos, e em estudos sobre interdisciplinaridade, de autores como Hernández e Fazenda. Além de evidenciar a perspectiva interdisciplinar das propostas, e sua relevância no âmbito escolar, o trabalho propõe-se a dar visibilidade às ações do PIBID Teatro da UFRGS. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Teatro (243)
Este item está licenciado na Creative Commons License