Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFagundes, Léa da Cruzpt_BR
dc.contributor.authorSchäfer, Patrícia Behlingpt_BR
dc.date.accessioned2009-01-30T04:12:24Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/15013pt_BR
dc.description.abstractLocalizado na modalidade de aprendizagem um computador por aluno e no contexto da proposta metodológica de PAs (Projetos de Aprendizagem), este estudo tem por objetivo apresentar uma dinâmica de acompanhamento da conceituação a partir da enunciação sobre as produções escritas dos alunos. Parte-se da concepção de enunciação como apropriação ativa da língua, na qual se expõe a compreensão em muitos casos ausente no registro textual. Ferramentas do laptop em utilização na escola pólo do pré-piloto do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) em Porto Alegre e o ambiente virtual de aprendizagem Amadis dão suporte ao trabalho. Sustentam a análise o Método Clínico de Piaget e a teoria de reações compensadoras proposta pelo mesmo autor, aplicáveis à amplitude de temas contemplados nos PAs e aos diferentes percursos empreendidos pelos estudantes em suas pesquisas.pt_BR
dc.description.abstractLocated in 1:1 (one computer per student) learning modality and in the context of Learning Projects methodology, this study aims to present a dynamics of monitoring the process of conceptualization considering students’ written productions. For the purpose of this study, enunciation is understood as an active process of language ownership, which exposes comprehension often lacking in textual speech. Resources from the laptop used in the trial school of UCA (One Computer per Child) Project pre-pilot in Porto Alegre and the virtual learning environment Amadis support the work. The analysis is based on Jean Piaget Clinical Method and on the Cognitive Compensation Reactions theory, proposed by the same author, applicable to the variety of themes covered in the projects and to the different paths taken by students in their researches.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnunciationsen
dc.subjectFormação de conceitopt_BR
dc.subjectConceptualizationen
dc.subjectInteração homem-computadorpt_BR
dc.subjectLearning projectsen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectUCA projecten
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subject1:1 learning modalityen
dc.titleO percurso das enunciações em projetos de aprendizagem na modalidade 1:1pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000676282pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples