Infraestrutura de informática e telessáude [sic] no Rio Grande do Sul : um estudo conforme dados do Programa de Acesso e Qualidade da Atenção Básica
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Data
2016Assunto
Resumo
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB - AB) propõe-se a induzir processos que ampliem a capacidade dos gestores e das equipes de AB a ofertarem serviços com maior acesso e qualidade. Já o Telessaúde, busca melhorar a qualidade do atendimento por meio de ferramentas de tecnologias da informação, para promover a Teleassistência e Teleducação. Este trabalho tem como objetivo comparar os dados do primeiro e segundo ciclos do PMAQ-AB, sobre a infraestrut ...
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB - AB) propõe-se a induzir processos que ampliem a capacidade dos gestores e das equipes de AB a ofertarem serviços com maior acesso e qualidade. Já o Telessaúde, busca melhorar a qualidade do atendimento por meio de ferramentas de tecnologias da informação, para promover a Teleassistência e Teleducação. Este trabalho tem como objetivo comparar os dados do primeiro e segundo ciclos do PMAQ-AB, sobre a infraestrutura de informática e Telessaúde dos estabelecimentos de saúde do Rio Grande do Sul e traçar um perfil de uso dos sistemas e tecnologias de informação. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória e longitudinal. A amostra para o módulo I (observacional) totalizou 1042 estabelecimentos. E, para comparação do módulo II (entrevista com o profissional), 693 fizeram parte da amostra. Questionários foram aplicados nos anos de 2014 e 2015, durante os dois ciclos do PMAQ-AB. Os dados foram coletados em um banco de dados nacional, de domínio público. Quanto à infraestrutura de informática notou-se um aumento de número de computadores, passando de 20% para 30% de unidades com sete ou mais computadores, em contrapartida, 8% das unidades não possuem computador, e 15% possuem apenas um. O acesso à internet passou de 72,6% para 82,8% no estado, com destaque para a macrorregião Serra que atinge 94%. O acesso ao Telessaúde passou de 23% para 68,4% no estado. Esta melhoria destaca-se no uso das ferramentas: 3,2% para 48,8% passaram a utilizar o Telessaúde por outros motivos; 16,3% para 41,4% para teleconsultoria; de 13,3% para 32% para segunda opinião formativa e; 8% para 23,9% para telediagnóstico. Atribuem-se às melhorias de infraestrutura e aumento de acesso ao Telessaúde aos incentivos financeiros dos três níveis de governo para adequação de infraestrutura de informática das unidades, acompanhando a estratégia e-SUS (sistema computacional para prontuário eletrônico). Os esforços foram importantes para estas melhorias, mas a continuidade é necessária para completar o número de computadores, qualificar a rede lógica, e capacitar os profissionais. ...
Abstract
The National Programme for Improving Access and Quality of Primary Care (PMAQ-AB - AB) proposes to induce processes to enhance the capacity of managers and primary care professionals to an offer services with greater access and quality. Already Telehealth, seeks to improve the quality of care through information technology tools to promote Telecare and Tele-education. This study aims to compare the data from the first and second cycles of PMAQ-AB on the infrastructure of informatics and Telehea ...
The National Programme for Improving Access and Quality of Primary Care (PMAQ-AB - AB) proposes to induce processes to enhance the capacity of managers and primary care professionals to an offer services with greater access and quality. Already Telehealth, seeks to improve the quality of care through information technology tools to promote Telecare and Tele-education. This study aims to compare the data from the first and second cycles of PMAQ-AB on the infrastructure of informatics and Telehealth of the state of Rio Grande do Sul (RS) health facilities and a profile of use of information systems and technologies. This was a quantitative, exploratory and longitudinal research. The sample for the module I (observational) totaled 1,044 establishments. And, for comparison module II (interview with the professional), 693 were included in the sample. Questionnaires were applied in the years 2014 and 2015, during two cycles of PMAQ-AB. Data were collected in a national database of public domain. As to the computer infrastructure was noted an increase in number of computers, from 20% to 30% of health centers with seven or more computers, in contrast, 8% of the sdo not have computer, and 15% have only one. Internet access increased from 72.6% to 82.8% in the state, especially the Serra region that reached 94%. Access to Telehealth increased from 23% to 68.4% in state. This improvement stands out in the use of tools: from 3,2% to 48.8% started to use Telehealth for other reasons; 16.3% to 41.4% for teleconsulting; from 13.3% to 32% for second formative opinion and; 8% to 23.9% for remote diagnostics. Are attributed the infrastructure improvements and increased access to Telehealth the financial incentives of the three levels of government to IT infrastructure adequacy of the units, following the strategy e-SUS (computer system for electronic health records).. Efforts were important for these improvements, but continuity is needed to complete the number of computers, qualify the internet connection, and capacitate professionals. ...
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