Ser professora-mãe modifica a compreensão dos processos de adaptação na educação infantil?
dc.contributor.advisor | Andrade, Sandra dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Alves, Juliana Garske | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-31T02:18:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/147866 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como tema principal de pesquisa, as “professoras-mães e a adaptação na Educação Infantil”. A questão central pergunta: Ser professora-mãe modifica ou interfere na compreensão e na relação com os processos de adaptação das crianças na Educação Infantil? O objetivo principal desta pesquisa é verificar o que as professoras-mães dizem sobre os processos de adaptação de seus filhos para, a partir disso, concluir se o fato de ser mãe implica nos modos de ser professora diante dos processos de adaptação de seus alunos. Para responder ao problema de pesquisa, o material empírico foi produzido a partir de entrevistas narrativas com 4 professoras-mães, e de observações do processo de adaptação de alunos de uma turma de nível 1, com alunos de 3 a 4 anos, em uma escola particular de Porto Alegre. As análises mostraram que ser professora-mãe interfere na compreensão e na relação com os processos de adaptação das crianças na Educação Infantil. Pude concluir que a experiência de ser mãe produz novas experiências de professora. Ser professora-mãe, de acordo com as entrevistadas, aguça a compreensão, modifica a sensibilidade, traz mais segurança e favorece um melhor entendimento deste processo tão doloroso para algumas famílias. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Adaptação escolar | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | Ser professora-mãe modifica a compreensão dos processos de adaptação na educação infantil? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001000044 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1374)