A educação do campo e a discussão sobre as questões ambientais : um estudo de caso em uma escola rural na comunidade de Espírito Santo – Alegria - RS
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho de pesquisa é fruto de um estudo de caso realizado junto a Escola Estadual de Ensino Fundamental Espírito Santo, localizada no meio rural do município de Alegria – RS. Desde 2001, esta Escola sofreu intensas transformações e passou a integrar a discussão ambiental em suas práticas pedagógicas. Este estudo de caso pretende analisar as motivações que fizeram com que esta Escola passasse a atuar legitimamente como uma Escola do Campo e a trabalhar com o tema da Educação Ambiental de ...
Este trabalho de pesquisa é fruto de um estudo de caso realizado junto a Escola Estadual de Ensino Fundamental Espírito Santo, localizada no meio rural do município de Alegria – RS. Desde 2001, esta Escola sofreu intensas transformações e passou a integrar a discussão ambiental em suas práticas pedagógicas. Este estudo de caso pretende analisar as motivações que fizeram com que esta Escola passasse a atuar legitimamente como uma Escola do Campo e a trabalhar com o tema da Educação Ambiental de maneira transversal. Nesta pesquisa também se buscou perceber se esse trabalho de educação ambiental realizado pela Escola tem repercutido sobre a comunidade local. Visando dar elementos de resposta a esses questionamentos, como grade de leitura analítica utilizou-se principalmente as contribuições teóricas de Paulo Freire sobre a aprendizagem partindo do contexto da realidade, além de utilizarmos as contribuições analíticas da concepção transformadora da Educação Ambiental. A estratégia metodológica utilizada neste trabalho foi de base qualitativa, envolvendo estudo de caso e análise de conteúdo temática. Os principais resultados alcançados permitem afirmar que as transformações da Escola foram motivadas por um contexto normativo mais amplo e também devido às demandas da própria comunidade local onde esta Escola encontra-se inserida. Além disso, as ações realizadas pela escola alcançaram seus objetivos de estimular a sensibilização e a conscientização sobre as questões ambientais, embora, do ponto de vista macrossocial, esses aspectos por si só não se traduziram em mudanças efetivas visando dar soluções para os problemas ambientais vivenciados localmente. ...
Abstract
This research is the result of a case study conducted at the State School of the Espírito Santo Elementary School, located in the rural municipality of Alegria - RS. Since 2001, the School has undergone intense changes and joined the environmental discussion in their teaching practices. This case study aims to analyze the motivations that made this school passed the act legitimately as a Field School and working with the theme of environmental education in a transversal way. This research also ...
This research is the result of a case study conducted at the State School of the Espírito Santo Elementary School, located in the rural municipality of Alegria - RS. Since 2001, the School has undergone intense changes and joined the environmental discussion in their teaching practices. This case study aims to analyze the motivations that made this school passed the act legitimately as a Field School and working with the theme of environmental education in a transversal way. This research also sought to understand whether this environmental education program conducted by School has passed on to the local community. Aiming to provide elements to answer these questions, such as analytical reading grid was used primarily theoretical contributions of Paulo Freire about learning starting from the context of reality, and we use the analytical contributions of the transformative conception of environmental education. The strategy used in this study was based on qualitative, involving case study and thematic content analysis. The main results have revealed that the transformations of the School were motivated by a broader normative context and also due to the demands of the community where this school is located. Furthermore, the actions taken by the school achieved its goals of stimulating awareness and awareness of environmental issues, although the macro-perspective, these aspects alone does not translate into actual changes aiming to provide solutions to environmental problems experienced locally. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License