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dc.contributor.authorDoll, Johannes
dc.contributor.authorBehar, Patricia Alejandra
dc.contributor.authorMachado, Leticia Rocha
dc.contributor.authorGrande, Tássia Priscila Fagundes
dc.contributor.authorHeis, Edimara
dc.contributor.authorLoss, Sibele Pedroso
dc.contributor.authorTorrezzan, Cristina
dc.contributor.authorPagliarini, Paola Löw
dc.contributor.otherLuz, Sabrina Emanuele de Almeida da
dc.date.accessioned2016-08-01T21:16:40Z
dc.date.available2016-08-01T21:16:40Z
dc.date.issued2015-06-01
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/144096
dc.description.abstractO objeto de aprendizagem "DIMOS - Dispositivos Móveis e Seniors: uso e aplicação " é voltado para a o público idoso que possui interesse em aprender a manusear um dispositivo móvel, especificamente o tablet. Para tanto, este objeto possui três módulos: O que é um dispositivo móvel?; Como usar e como funciona um tablet?; O que são aplicativos? Em cada módulo são apresentados textos explicativos, material de apoio e atividades em forma de desafios. Também está disponível para consulta um Glossário com termos que são utilizados durante o objeto.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/zip
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.requiresPara acessar o objeto você só precisa ter um navegador (Chrome, Firefox, Internet Explorer, Opera, Safari, ...) e estar conectado à internet. Mantenha o navegador atualizado para melhor desempenho. PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS - Ano de criação: 2015 - Tablet com conexão à internet; - Plugin gratuito Adobe Flash Player; - Plugin gratuito Windows Media Player; - Atualização do Java script; - Leitor de pdf Acrobat Reader; - Recomenda-se o uso conjunto com um ambiente virtual de aprendizagem. Para melhor visualização do site, utilizar resolução mínima de 1280 x 720.pt_BR
dc.relation.urihttps://lume-re-demonstracao.ufrgs.br/dimos/index.htmlpt_BR
dc.rightsRestricted Access (by-nc-nd)pt_BR
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectTabletspt_BR
dc.titleDIMOS - Dispositivos Móveis e Seniors: uso e aplicaçãopt_BR
dc.typeRecurso educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.audience.ageAcima de 60pt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Continuada ou Extensãopt_BR
dc.audience.educationLevelTreinamento ou Capacitaçãopt_BR
dc.audience.intendedEndUserRoleAlunopt_BR
dc.audience.intendedEndUserRoleProfessorpt_BR
dc.audience.intendedEndUserRoleTutor/Monitorpt_BR
dc.audience.intendedEndUserRoleOutropt_BR
dc.description.installationRemarksEste recurso foi feito com HTML 5 e CSS 3. Para editar os arquivos é necessário um editor de textos simples, como o Bloco de Notas, ou editor específico para edição de códigos, como o gratuito Notepad++. Não use editores como Word, pois acrescentam formatação de texto ao código. Para visualizar o projeto, apenas abra uma nova janela do navegador e arraste o arquivo principal para esta janela. Este arquivo principal chama-se "index" e pode ter uma das seguintes extensões: html, htm. Este material foi feito usando HTML 5 e CSS 3. Ressaltamos que o caso do versionamento do código, no caso das versões das linguagens chamadas "client-side", como HTML, CSS e JavaScript, já que há uma dependência do ambiente instalado no computador de terceiros. A compatibilidade do código que você está baixando depende totalmente dos navegadores que este usuário tem instalada na máquina dele, e infelizmente você não tem controle sobre isso. Além disso, os navegadores não têm suporte 100% para estas linguagens. Entre os navegadores mais conhecidos, os que suportam estas linguagens são: Safaria 9, Chrome 44, Internet Explorer 11, Firefox 40 e Opera 31. Em relação a este assunto, tudo o que podemos assegurar a você que fez o download deste código é que ele foi testado e estava adequado à tecnologia da época em que foi produzido. As imagens podem ser editadas em qualquer editor de imagens, como por o exemplo o Gimp, que é gratuito. Para disponibilizar o projeto na internet é preciso ter acesso a um servidor web. A transferência dos arquivos pode ser feita com o software gratuito FileZilla.pt_BR
dc.description.learningTypeSitept_BR
dc.description.usagePara um melhor aproveito do objeto de aprendizagem sugere-se que compartilhe as dúvidas com outros usuários idosos e tente realizar todos os desafios propostos. Não há uma ordem certa para iniciar o uso do objeto, mas sugere-se iniciar pelo módulo “O que é um dispositivo móvel?”. Recomenda-se que os desafios sejam realizados com o apoio de um ambiente virtual de aprendizagem, a fim de possibilitar uma maior interação e reflexão sobre os assuntos trabalhados.pt_BR
dc.description.version1pt_BR
dc.type.aggregationLevelAgregação de nível 1pt_BR
dc.type.interactivityLevelMédiopt_BR


   

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