Concepções de adolescentes acerca da sexualidade
dc.contributor.advisor | Folmer, Vanderlei | pt_BR |
dc.contributor.author | Barbosa, Luciana Uchôa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-26T02:07:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/139566 | pt_BR |
dc.description.abstract | A sexualidade na adolescência tem sido objeto de debate tanto no seguimento da saúde como na educação devido as vulnerabilidades inerentes a este grupo e suas consequências. Muitas vezes, as vulnerabilidades como gravidez não planejada e precoce, aborto inseguro e doenças sexualmente transmissíveis decorrem da falta de informações, tendo em vista o ínfimo diálogo no trato da sexualidade no contexto familiar, assim como na escola onde muitas vezes o único lócus destinado ao tema são nas aulas de ciências pautadas na prerrogativa do contexto biológico, e a seu turno, não havendo reflexão e ponderações aos enfoques histórico, sociocultural e afetivo da sexualidade. Neste contexto, a presente dissertação buscou compreender as concepções dos adolescentes e das adolescentes escolares sobre sexualidade, categorizando as diversas formas de acesso a esse conhecimento, ao pontuar aqueles inerentes aos adultos de referência. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualititativa, realizada com adolescentes escolares da rede municipal de ensino fundamental de Belo Jardim - Pernambuco e da rede Estadual de Uruguaiana - Rio Grande do Sul no período de novembro de 2014 a abril de 2015. Participaram da pesquisa 38 adolescentes escolares do gênero masculino e feminino na faixa etária entre 10 a 16 anos. Para coleta dos dados, utilizou-se um questionário aplicado apenas após assinatura do Termo de Compromisso Livre e Esclarecido – TCLE pelos pais e/ou responsáveis e o Termo de Assentimento pelos adolescentes. Antes da coleta dos dados, vislumbrou-se um teste piloto, visando testar o instrumento de pesquisa avaliando a clareza das perguntas e a eficácia do instrumento. Os dados coletados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin, visando à categorização dos mesmos. Com o resultado da análise, foi possível evidenciar que os/as adolescentes não estão seguros para vivenciarem sua sexualidade de forma plena, autônoma e responsável, ao contrário, permeiam pelo campo das concepções equivocadas da sexualidade onde associam exclusivamente à relação sexual, assim como estreita relação da sexualidade com o objetivo de apenas procriar. Verificamos que os/as adolescentes ainda apresentam dúvidas e medos quanto as questões que envolvem a sexualidade, assim como autonomia para adotar comportamentos para a promoção de sua saúde e prevenção das vulnerabilidades. Verificamos que o desenvolvimento da educação sexual no contexto escolar ainda encontra-se tímida e de maneira isolada da família e dos serviços de saúde, além da pouca influência dos profissionais de saúde na construção das concepções dos/as adolescentes sobre sexualidade, promoção da saúde e prevenção de doenças. Concluímos que existem lacunas que necessitam serem preenchidas, objetivando um acesso à mais informações sobre saúde sexual e reprodutiva, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e construção de uma sexualidade livre de preconceito, dúvidas e medos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Adolescent sexuality has been the subject of intensive research following health and ed-ucation due to inherent vulnerabilities this group presents as much as its consequences. Often, such vulnerabilities as unplanned pregnancy, unsafe abortion and sexually trans-mitted diseases stem from lack of information, because a tiny dialogue on sexuality tract is perceived in the family context, as well as at school system where the only room for these subjects are within science classes in the prerogative of the biological context with no thought and considerations to historical approaches, socio-cultural and affective sexuality. In this context, this thesis sought to understand the conceptions of adolescents and adolescent students about sexuality, identifying the various forms of access to this knowledge, pinpointing those inherent in reference adults. It deals with a quantitative -qualitative research held with adolescent students in the municipal primary school of Belo Jardim - Pernambuco and the State network and Uruguaiana - Rio Grande do Sul from November 2014 to April 2015. Participants subjects dealt with 38 adolescent male and female students aged between 10-16 years. For data collection, we used a questionnaire being applied only after signing the Free and Informed Commitment Agreement - Informed Consent by parents and / or guardians and the Consent Agree-ment by adolescents. Before the collection was conducted pilot test aimed at testing the survey instrument assessing the clarity of the questions and the tool’s effectiveness. The collected data were analyzed using Bardin content analysis, in order to categorize them. With the result of the analysis, it became clear that / adolescents are unsafe to experience their sexuality fully, autonomous and responsible instead permeate the field of misconceptions of sexuality which are associated exclusively to sexual intercourse, as well as close sexual relationship with the only purpose of breeding. We found that the / adolescents still have doubts and fears about the issues surrounding sexuality, as well as ignorance promoting their health and prevent vulnerabilities. We found that the development of sex education in the school context still is shy and isolation from family and health services, as well as little influence of health professionals in the construction of conceptions / adolescents about sexuality, health promotion and prevention of dis-eases. We conclude that there are gaps that need to be filled, aiming access to more information about sexual and reproductive health, prevention of sexually transmitted diseases and building a sexuality free of prejudice, doubts and fears. | en |
dc.description.abstract | La sexualité des adolescents a fait l’objet de recherches intensives suivante santé et l’éducation en raison de vulnérabilités inhérentes de ce groupe présente autant que ses conséquences. Souvent, ces vulnérabilités que les grossesses non désirées, l’avor-tement à risque et les maladies sexuellement transmissibles découlent d’un manque d’information, car un dialogue minuscule sur la sexualité des voies est perçue dans le contexte familial, ainsi qu’au système scolaire où la seule place à ces sujets sont à la science classes de la prérogative du contexte biologique sans pensée et de considé-rations à des approches historiques, la sexualité socio-culturelle et affective. Dans ce contexte, cette thèse a cherché à comprendre les conceptions des adolescents et des élèves adolescents sur la sexualité, l’identification des différentes formes d’accès à cette connaissance, repérer ceux inhérents à l’adulte de référence. Il traite d’une recherche quantitative -qualitative lieu avec les élèves adolescents à l’école primaire municipale de Belo Jardim - Pernambuco et le réseau de l’État et Uruguaiana - Rio Grande do Sul à partir de Novembre 2014 pour Avril 2015. Participants sujets traités avec 38 élèves des deux sexes et des adolescents âgés de 10-16 ans. Pour la collecte des données, nous avons utilisé un questionnaire appliqué seulement après la signature de la convention d’engagement libre et informé - consentement éclairé par les parents et / ou tuteurs et du consentement par les adolescents. Avant la collecte a été réalisée essai pilote visant a tester l’instrument d’enquête d’évaluer la clarté des questions et l’efficacité de l’outil. Les données recueillies ont été analysées en utilisant l’analyse de contenu Bardin, afin de les catégoriser. Avec le résultat de l’analyse, il est devenu clair que / adolescents sont dangereux de vivre leur sexualité pleinement, autonome et responsable à la place perméat le domaine des idées fausses de la sexualité qui sont associés exclusivement à des relations sexuelles, ainsi que des relations sexuelles étroite avec le seul but de l’élevage. Nous avons constaté que les adolescents / ont encore des doutes et des craintes au sujet des questions entourant la sexualité, ainsi que l’ignorance promotion de leur santé et prévenir les vulnérabilités. Nous avons constaté que le développement de l’éducation sexuelle dans le contexte de l’école est encore timide et l’isolement des services de la famille et de santé, ainsi que peu d’influence des professionnels de la santé dans la construction de conceptions / adolescents sur la sexualité, la promotion de la santé et de prévention des maladies. Nous concluons qu’il ya des lacunes qui doivent être comblées, visant l’accès à plus d’informations sur la santé sexuelle et reproductive, la prévention des maladies sexuellement transmissibles et de la construction d’une sexualité libre de préjugés, de doutes et de craintes. | fr |
dc.description.abstract | La sexualidad de los adolescentes ha sido objeto de una intensa investigación siguiendo la salud y la educación debido a las vulnerabilidades inherentes a este grupo presenta tanto como sus consecuencias. A menudo, las vulnerabilidades tales como el embarazo no planificado, el aborto inseguro y las enfermedades de transmisión sexual se deben a la falta de información, ya que un pequeño diálogo sobre las vías de la sexualidad se percibe en el contexto familiar, así como en el sistema escolar, donde el único espacio para estos sujetos están dentro de la ciencia clases en la prerrogativa del contexto biológico sin pensar y consideraciones a los enfoques históricos, la sexualidad socio-cultural y afectiva. En este contexto, esta tesis trató de comprender las concepciones de los adolescentes y estudiantes adolescentes sobre la sexualidad, la identificación de las diferentes formas de acceso a este conocimiento, la localización de las inherentes a los adultos de referencia. Se trata de una investigación cuantitativa -qualitative celebrado con estudiantes adolescentes en la escuela primaria municipal de Belo Jardim - Pernambuco y la red estatal y Uruguaiana - Rio Grande do Sul, de noviembre de 2014 y abril de 2015. Participantes temas tratados 38 adolescentes varones y mujeres estudiantes con edades comprendidas entre 10-16 años. Para la recolección de datos, se utilizó un cuestionario que se aplica sólo después de la firma del Acuerdo de Compromiso, libre e informado - Consentimiento informado por los padres y / o tutores y el Acuerdo de Consentimiento por los adolescentes. Antes de la recolección se llevó a cabo la prueba piloto destinado a probar el instrumento de la encuesta para evaluar la claridad de las preguntas y la eficacia de la herramienta. Los datos recogidos fueron analizados mediante el análisis de contenido de Bardin, con el fin de clasificarlos. Con el resultado del análisis, se hizo evidente que / los adolescentes no son seguros para experimentar su sexualidad plenamente, autónoma y responsable en lugar impregnan el ámbito de las ideas equivocadas de la sexualidad que se asocian exclusivamente a las relaciones sexuales, así como la relación sexual íntima con la única finalidad de la cría. Hemos encontrado que los / las adolescentes todavía tienen dudas y temores acerca de las cuestiones relacionadas con la sexualidad, así como la ignorancia que promuevan su salud y prevenir vulnerabilidades. Encontramos que el desarrollo de la educación sexual en el contexto escolar aún es tímido y el aislamiento de los servicios familiares y de salud, así como poca influencia de los profesionales de la salud en la construcción de concepciones / adolescentes acerca de la sexualidad, promoción de la salud y prevención de enfermedades. Llegamos a la conclusión de que hay vacíos que deben ser llenados, con el objetivo de acceso a más información sobre la salud sexual y reproductiva, la prevención de enfermedades de transmisión sexual y la construcción de una sexualidad libre de prejuicios, dudas y temores. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Sexuality | en |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Adolescent | en |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Health | en |
dc.subject | Saúde sexual | pt_BR |
dc.subject | Cross-cutting themes | en |
dc.subject | Sexualité | fr |
dc.subject | Adolescents | fr |
dc.subject | Éducation | fr |
dc.subject | Santé | fr |
dc.subject | Théme-transversaux | fr |
dc.subject | Sexualidad | es |
dc.subject | Adolescentes | es |
dc.subject | Educación | es |
dc.subject | Salud | es |
dc.subject | Temas transversales | es |
dc.title | Concepções de adolescentes acerca da sexualidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000989038 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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Multidisciplinar (2555)