Um estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básica
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Tomando-se como base experiências vividas em sala de aula e constatações realizadas por outros autores e colegas, percebe-se que uma dificuldade dos estudantes do Ensino Fundamental em relação à aprendizagem de números fracionários pode estar relacionada com alguma incompreensão no entendimento de seu significado. Este trabalho visa investigar essa hipótese com base nas causas de tais dificuldades apontadas pelos professores desse nível de ensino. Foram analisados dois livros didáticos de Matem ...
Tomando-se como base experiências vividas em sala de aula e constatações realizadas por outros autores e colegas, percebe-se que uma dificuldade dos estudantes do Ensino Fundamental em relação à aprendizagem de números fracionários pode estar relacionada com alguma incompreensão no entendimento de seu significado. Este trabalho visa investigar essa hipótese com base nas causas de tais dificuldades apontadas pelos professores desse nível de ensino. Foram analisados dois livros didáticos de Matemática utilizados em escolas públicas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e entrevistadas três docentes. A pesquisa mostrou que o aprendizado dos números fracionários é um processo longo e que eles apresentam diferentes significados, cuja compreensão total requer o desenvolvimento de certas habilidades pelo estudante. Nem todos os docentes percebem a existência de dificuldades e, as que percebem, as atribuem à imaturidade e à ausência do hábito de leitura dos alunos. ...
Abstract
Taking as basis experiences lived in the classroom and findings carried out by another authors and classmates, we realizes that a difficulty by Middle School students related to fractional numbers learning may be related by some shortcoming of understanding of its meaning. This work aim at investigate this hypothesis based on causes of such difficulties appointed by teachers of this level of education. They analyzed two mathematics textbooks used in public schools in Porto Alegre, in Rio Grande ...
Taking as basis experiences lived in the classroom and findings carried out by another authors and classmates, we realizes that a difficulty by Middle School students related to fractional numbers learning may be related by some shortcoming of understanding of its meaning. This work aim at investigate this hypothesis based on causes of such difficulties appointed by teachers of this level of education. They analyzed two mathematics textbooks used in public schools in Porto Alegre, in Rio Grande do Sul, and three teachers were interviewed. Research has shown that learning of fractional numbers is a long process and that they have different meanings, whose full understanding requires the development of certain skills by the student. Not all teachers realize that there are difficulties and those that realize attribute themselves to immaturity and lack of students' reading habits. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Matemática (405)
Este item está licenciado na Creative Commons License