O blog como ferramenta para a construção do saber coletivo
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
The construction of collective knowledge
Assunto
Resumo
O presente trabalho refere-se ao uso das mídias para a construção do saber coletivo. Tendo em vista o alto uso das TICs, esta pesquisa procura inserir as mesmas ao meio educacional, fazendo uso de um blog como veículo de compartilhamento do conhecimento e do aprendizado dos alunos. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de observações e entrevistas no ambiente escolar. No blog em questão, criado pelo professor, os estudantes têm a oportunidade de int ...
O presente trabalho refere-se ao uso das mídias para a construção do saber coletivo. Tendo em vista o alto uso das TICs, esta pesquisa procura inserir as mesmas ao meio educacional, fazendo uso de um blog como veículo de compartilhamento do conhecimento e do aprendizado dos alunos. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de observações e entrevistas no ambiente escolar. No blog em questão, criado pelo professor, os estudantes têm a oportunidade de interagir entre si, expondo suas ideias e, também, opiniões referentes ao conteúdo trabalhado. Posts com vídeos, imagens e textos são inseridos pelo professor, dinamizando o assunto em pauta. Enfatizando o uso das mídias, a finalidade desta monografia é otimizar a educação contemporânea, apresentando uma nova maneira de ensinar. ...
Abstract
This work refers to the use of media for the construction of collective knowledge. Owing the high use of the ICTs, this research seeks for the insertion of those in the educational environment, making use of a blog as a way to share the students’ knowledge and learning. The methodology is qualitative and data were collected through observations and interviews at school. In the quoted blog, created by the teacher, the students have the opportunity to interact with each other, exposing their idea ...
This work refers to the use of media for the construction of collective knowledge. Owing the high use of the ICTs, this research seeks for the insertion of those in the educational environment, making use of a blog as a way to share the students’ knowledge and learning. The methodology is qualitative and data were collected through observations and interviews at school. In the quoted blog, created by the teacher, the students have the opportunity to interact with each other, exposing their ideas and, also, their opinions regarding to the wrought subject. Posts with videos, images and texts are inserted by the teacher, dynamiting the matter in hand. Emphasizing the use of media in education, the goal of this monograph is optimize the contemporary education, presenting a new way to teach. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License