A composição coreográfica para a videodança : os processos de criação para o corpo na frente e atrás da câmera
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta pesquisa surgiu da vontade de produzir duas videodanças, para saber na prática como opera a criação de uma coreografia para a câmera. Assim, o objetivo do trabalho foi descrever, a partir de uma experiência de criação pessoal, como ocorreram os processos de composição coreográfica para a câmera sob duas funções, as de criadora-intérprete-videomaker e a de coreógrafa-videomaker. Esses processos se caracterizam pela experimentação e criação de movimentos, a filmagem, o trabalho como criadora ...
Esta pesquisa surgiu da vontade de produzir duas videodanças, para saber na prática como opera a criação de uma coreografia para a câmera. Assim, o objetivo do trabalho foi descrever, a partir de uma experiência de criação pessoal, como ocorreram os processos de composição coreográfica para a câmera sob duas funções, as de criadora-intérprete-videomaker e a de coreógrafa-videomaker. Esses processos se caracterizam pela experimentação e criação de movimentos, a filmagem, o trabalho como criadora-intérprete, coreógrafa e videomaker para a realização e produção de duas videodanças coreografadas especialmente para a tela do vídeo. As videodanças criadas e produzidas foram (In) Decisão, atuando na função de criadora-intérprete-videomaker, e Fuga, como coreógrafa-videomaker. Este trabalho tem caráter de pesquisa em arte, e para a realização deste estudo experimental, a prática e a teoria atuaram juntas no processo, com relatos da criação das coreografias para o vídeo, com os desafios, com as descobertas das diferenças e das relações entre as duas funções exercidas, atuando na frente e atrás das câmeras. Além, de fazer reflexões dessa experiência prática pessoal com as teorias e estudos voltados à videodança. As duas videodanças fazem parte do resultado do trabalho desta pesquisa; ficarão disponíveis para apreciação, no momento da publicação do Trabalho de Conclusão de Curso. ...
Abstract
This research arose from the desire to produce two videodances, to know in practice how it operates to create a choreography for the camera. The objective of the study was to describe, from a personal creation experience, as occurred the choreographic composition process for the camera in two functions, the creator-performer-videomaker and choreographer-videomaker. These processes are characterized by experimentation and creation of movement, shooting, working as a creator-performer, choreograp ...
This research arose from the desire to produce two videodances, to know in practice how it operates to create a choreography for the camera. The objective of the study was to describe, from a personal creation experience, as occurred the choreographic composition process for the camera in two functions, the creator-performer-videomaker and choreographer-videomaker. These processes are characterized by experimentation and creation of movement, shooting, working as a creator-performer, choreographer and videomaker for the realization and production of two videodances choreographed especially for the video screen. The created and produced videodances were (In) Decisão acting in creator-performer-videomaker function, and Fuga, as a choreographer-videomaker. This work has research character in art, and to carry out this experimental study, practice and theory worked together in this process, with choreography creation of reports for the video, the challenges, the findings, differences and relationships between two posts held, working in front and behind the camera. In addition, to make reflections of this personal practical experience with the theories and studies focused on video dance. The two video dances are part of the result of the work of this research; will be available for consideration at the time of publication of Course Completion of work. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Dança: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Dança (148)
Este item está licenciado na Creative Commons License