Do croqui à academia : a biografia cultural de um vestido
dc.contributor.advisor | Maciel, Maria Eunice de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Rochedo, Aline Lopes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-01-08T02:40:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/131647 | pt_BR |
dc.description.abstract | Exploro a biografia cultural de um vestido criado pelo estilista Rui Spohr e comprado por Heloisa Brenner, senhora da aristocracia rural do Rio Grande do Sul. O objeto foi apresentado num desfile de moda realizado em Porto Alegre, em 1971, e acompanhou a proprietária por quatro décadas, sendo escolhido por ela para vesti-la no seu aniversário de 80 anos, em 2011. No ano seguinte, sintetizou quase 60 anos de carreira profissional de Rui numa exposição sobre moda num museu de arte, em São Paulo, tornando-se “obra de arte” aos olhos do criador. A proprietária, por sua vez, exalta seu status longevo para atribuir importância à peça. Trançando as trajetórias dos personagens, percorro tensões e transformações simbólicas. Ao falar sobre o vestido aqui entendido como objeto biográfico, Heloisa e Rui falam sobre si. E a roupa fala sobre o criador e a proprietária. Nesse processo, demonstro como a roupa exerce agência sobre os sujeitos com quem interage, sendo ela própria resultante de intencionalidades. | pt_BR |
dc.description.abstract | I explore the cultural biography of a dress created by designer Rui Spohr and purchased by Heloisa Brenner, member of the rural aristocracy of Rio Grande do Sul. The object was presented during a fashion show held in Porto Alegre, in 1971, and lived along with its owner for four decades, being chosen to dress her up at her 80th Birthday party, in 2011. One year later, it synthesized almost 60 years of Rui’s professional career in a fashion exhibition at an art museum, in São Paulo, becoming a work of art in the face of the creator. The owner, in turn, exalts her long-lived status atributing importance to the item. Brading the characters’ trajectories, I cover tensions and symbolic transformations. In speaking about the dress understood here as a biographical object, Heloisa and Rui speak about themselves. And the garment speaks about its creator and owner. In this process, I demonstrate how the object exercises agency upon subjects with whom it interacts, being itself a result of intentionality. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cultural biography | en |
dc.subject | Antropologia | pt_BR |
dc.subject | Etnografia | pt_BR |
dc.subject | Biographical objects | en |
dc.subject | Distinction | en |
dc.subject | Moda | pt_BR |
dc.subject | Agency | en |
dc.title | Do croqui à academia : a biografia cultural de um vestido | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000978751 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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