Multidisciplinar: Últimas Submissões
Resultados 31-40 de 2563
-
O ensino de conservação de energia por meio da gamificação considerando a reforma do ensino médio
(2024) [Dissertação]A carga horária para o ensino de Física e ciências na educação básica vêm diminuindo ao longo dos anos, como consequência os professores estão cada vez mais sobrecarregados de turmas, com pouco tempo para o atendimento ... -
Ensino e aprendizagem de eletromagnetismo através da história da ciência e produção de podcasts
(2024) [Dissertação]Tendo em vista o avanço tecnológico, sua utilização cada vez mais presente na vida cotidiana e, sobretudo, sua aplicação em metodologias de ensino, o presente trabalho tem o objetivo de suscitar o uso do podcast como ... -
Aprendizagem por investigação : explorar e desenvolver conceitos matemáticos
(2024) [Dissertação]Esta pesquisa explora formas de ensinar e de aprender, indo além dos métodos tradicionais já conhecidos. O objetivo é encontrar métodos ainda mais eficazes que possam beneficiar tanto os estudantes quanto os professores, ... -
Análise de livros didáticos focando na divisão de frações
(2024) [Dissertação]A motivação para esta dissertação reside na importante tarefa desempenhada por docentes das escolas públicas de selecionarem os livros didáticos, dentre aqueles aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), ... -
Jogos físicos e digitais : um facilitador da aprendizagem das estruturas aditivas no âmbito dos números inteiros
(2024) [Dissertação]Nesta pesquisa tem-se por objetivo identificar como uma proposta pedagógica com ênfase em um jogo de tabuleiro e dois jogos digitais, voltada ao campo conceitual das estruturas aditivas com números inteiros, mobiliza os ... -
Análise de conteúdo dos livros didáticos de Ciências : o antes e o depois da BNCC nos anos finais do ensino fundamental
(2024) [Dissertação]A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) publicada pelo Ministério da Educação em 2018 propõe alterações curriculares de forma uniforme a todo o país. Anteriormente orientado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, o ... -
A transferência do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Sul Global : uma análise a partir de projetos da FAO e do PMA na Colômbia e em Moçambique
(2024) [Tese]A tese analisa a transferência internacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Brasil para outros países do Sul global, mediada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e ... -
Modos de constituição ética do sujeito : um olhar para os arquivos da agricultura arcaica e contemporânea
(2024) [Dissertação]Esta dissertação, elaborada junto ao programa de pós-graduação em educação em ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGECi/UFRGS), percorre o tema da agroecologia – sob a face de agricultura contemporânea ... -
Programa escola cívico-militar e os efeitos do dispositivo de terceirização
(2024) [Tese]Esta tese busca caracterizar o Dispositivo de Terceirização Pedagógico, explorando-o sob a perspectiva hipercrítica de Michel Foucault, que oferece ferramentas para compreender como práticas, discursos e demais ferramentas ... -
A educação em Engenharia sob a perspectiva da formação humanista : uma análise em um contexto pós-pandemia
(2024) [Tese]Esta pesquisa foi impulsionada pela necessidade de reconhecer e valorizar a formação humanista no âmbito da educação em Engenharia. Nesse contexto, surge a pandemia da Covid-19, a mais recente variável contemporânea que ...