Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAraujo, Ives Solanopt_BR
dc.contributor.authorLara, Adroaldo Carpes dept_BR
dc.date.accessioned2015-08-18T02:03:46Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/122539pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, é apresentada uma proposta para o ensino de conceitos de eletricidade para alunos do Ensino Médio através de um projeto sobre o consumo de energia elétrica. Há uma carência nos livros didáticos brasileiros, de Ensino Médio de Física, de uma abordagem dos conceitos de eletricidade de maneira aplicada a situações do cotidiano, relacionando o consumo de energia elétrica à necessidade de economia desse consumo. O referencial teórico está baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e na metodologia dos momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti. A aplicação do projeto ocorreu com alunos do Colégio Unificado Centro, na cidade de Porto Alegre, em uma atividade extracurricular com duração de 12 horas-aula, divididas em seis encontros realizados em turno inverso ao turno das aulas. Ao final do trabalho, apresentamos os resultados das atividades desenvolvidas, bem como uma avaliação sobre a proposta e materiais de apoio ao professor que pretenda utilizar esse trabalho com seus educandos. Esse material de apoio é composto dos planos de aula, tabelas e textos que podem ser adaptados às necessidades do professor e dos estudantes. O produto desse trabalho é composto pelo referido material de apoio ao professor que pode ser adaptado ou reproduzido na integra para o desenvolvimento de projeto similar em outras escolas.pt_BR
dc.description.abstractIn the present work, a proposal for the teaching of electricity concepts to High School students is presented through a project on domestic electricity consumption. Brazilian High School textbooks on physics lack an applied approach to teaching electricity that relates it to everyday to the need of saving it. This project is based on Ausubel’s Meaningful Learning theory and Delizoicov and Angotti’s pedagogical moments methodology. The project application occurred with students from the school “Colégio Unificado Centro” (Porto Alegre, Brazil) as a 12-hour extracurricular activity, divided in six afternoon meetings. By the end of the project, we present the results of the activities developed there, as well as an evaluation of the proposal and supporting materials for teachers willing to use this project with his or her pupils. The supporting material is composed of lesson plans, tables and texts, which can be adapted to different teacher-student realities. The product of this work is composed but the aforementioned supporting material, which can be adapted or reproduced entirely for the development of similar projects in other schools.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de física : Ensino médiopt_BR
dc.subjectEletricidadept_BR
dc.titleEnsino de conceitos básicos de eletricidade através da análise do consumo de energia elétrica em uma escola de ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilveira, Fernando Lang dapt_BR
dc.identifier.nrb000971408pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples