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dc.contributor.advisorRosário, Nísia Martins dopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Danielle Miranda dapt_BR
dc.date.accessioned2015-06-27T02:01:34Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/118252pt_BR
dc.description.abstractEste estudo busca dar visibilidade aos modos de enunciar afirmativamente as periferias e classes populares na atualidade do ambiente comunicativo no Brasil, articulando três temáticas centrais: televisão, periferias e o contexto de emergência de um discurso de ascensão socioeconômica no país. A compreensão do fenômeno recente de aumento do poder aquisitivo de determinados grupos sociais foi operante no desenvolvimento de nosso objeto de pesquisa, sendo abordada a partir de autores contemporâneos brasileiros. Assumindo relações intrínsecas entre as transformações socioeconômicas e culturais dos anos 2000 e 2010 no Brasil e as atualizações discursivas percebidas no ambiente da TV aberta do país, partimos de uma perspectiva teórico-metodológica foucaultiana, tensionada pelas contribuições do campo da Comunicação, em especial relacionadas aos estudos sobre os mundos televisivos, realidades televisivas e ao conceito de televisibilidade. Focamos o estudo na dimensão comunicacional dessa rede de inteligibilidade que permite trazer a tona novas formas de se ver e falar sobre as periferias e pautamos a análise em enunciados midiáticos televisivos que as posicionam hoje em certos discursos relacionadas à noção de ascensão. Constatada a primazia da Rede Globo no reposicionamento da programação frente à conjuntura estudada, o corpus apresenta fragmentos de TV que dão conta dos mundos real, ficcional e lúdico dessa emissora. A inspiração cartográfica possibilitou a construção das etapas metodológicas de pesquisa, que culminam em um roteiro foucaultiano de análise. Tomando, então, o discurso enquanto conjunto de práticas produtivas, que formam os objetos de que falam, procuramos percursos teórico-metodológicos capazes de apreender as conexões e processualidades do objeto, em sua condição movente e heterogênea. Nessa busca pela multiplicação do visível, mapeamos três conjuntos de regularidades discursivas principais, sendo elas estas compostas pela dimensão da periferia produtiva; pela dimensão do consumo e da ostentação e pelas dimensões do orgulho e pertencimento e da exotização e disparidade cultural. Exploramos tais regimes sem posicioná-los em categorias, mas, antes, em termos de relação. Ao investigar relações de saber-poder contidas nesse discurso, lançamos luzes também sobre a topografia subjetiva moldada sobre as periferias pelas vias da atividade televisiva. A pesquisa busca, portanto, avançar não apenas sobre os estudos relacionados à televisão, como, também, no uso de uma dimensão teórico-metodológica com potencialidades amplas de exploração pelo campo e na contribuição com o registro sobre a participação da comunicação em um contexto social de mudanças tão estruturais para o país.pt_BR
dc.description.abstractThis study seeks to give visibility to in speech affirmatively the periphery and popular classes in the communicative environment present in Brazil, articulating three central themes: TV, peripheries and the emergency context of socioeconomic mobility of speech in the country. Understanding the recent phenomenon of increased purchasing power of social groups was active in the development of our object of research being approached from Brazilian contemporary authors. Assuming intrinsic relationship between the socioeconomic and cultural changes of the 2000s and 2010 in Brazil and the discursive updates perceived in broadcast TV the country's environment, we start from a theoretical and methodological perspective Foucault, tensioned by contributions from the field of communication, especially related to studies on the television worlds, television realities and the concept of ‘televisibilidade’. We focus the study on the communication dimension of this intelligibility network that allows to bring out new ways to look at and talk about the peripheries and we base the analysis in television media statements that the position today in some speeches related to the notion of the rise. Given the primacy of Rede Globo in repositioning the front programming studied the situation, the corpus presents TV fragments which describe the real worlds, fictional and playful this station. The cartographic inspiration enabled the construction of the methodological stages of research, culminating in a Foucault script analysis. Taking, then, the discourse as a set of production practices that form the objects of which they speak, seek theoretical and methodological pathways able to grasp the connections and procedurals of the object in its moving and heterogeneous condition. In this search by multiplying visible, mapped three sets of main discursive regularities, which were composed by the size of these productive periphery; the size of the consumption and ostentation and by the dimensions of pride and belonging and exoticization and cultural disparity. We explore such schemes without setting them into categories, but rather in terms of relationship. To investigate relationships of power-knowledge contained in that speech, also launched light on the subjective topography made up of the periphery by way of television activity. The research aims therefore move not only on studies related to television, as also the use of a theoretical and methodological dimension with large potential for exploitation in the countryside and contributing to the record on the participation of communication in a social context so structural changes for the country.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTelevision discourseen
dc.subjectTelevisão (Comunicação)pt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectPeripheryen
dc.subjectFavelaspt_BR
dc.subjectSocioeconomic mobility in Brazilen
dc.subjectMudança socialpt_BR
dc.titleOutros nomes da ascensão : modos de enunciar afirmativamente as periferias e as classes populares no discurso aberto televisivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000969503pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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