Reflexões sobre a descrição de substantivos e adjetivos em livros didáticos
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este artigo analisa a forma como substantivos e adjetivos são descritos em livros didáticos do Ensino Médio. O desenvolvimento desta proposta baseia-se nas descrições apresentadas por linguistas e gramáticos para a caracterização dessas duas classes gramaticais. Os gramáticos estudados são: Cunha e Cintra (2008), Rocha Lima (2002) e Bechara (2006); e os linguistas são: Câmara Jr. (1982), Perini (1996), Pinilla (2008) e Basílio (1987). O trabalho procura mostrar a necessidade de se delimitar os ...
Este artigo analisa a forma como substantivos e adjetivos são descritos em livros didáticos do Ensino Médio. O desenvolvimento desta proposta baseia-se nas descrições apresentadas por linguistas e gramáticos para a caracterização dessas duas classes gramaticais. Os gramáticos estudados são: Cunha e Cintra (2008), Rocha Lima (2002) e Bechara (2006); e os linguistas são: Câmara Jr. (1982), Perini (1996), Pinilla (2008) e Basílio (1987). O trabalho procura mostrar a necessidade de se delimitar os traços semânticos, morfológicos e sintáticos para uma definição adequada das classes de palavras. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License