Integração fala/escrita :
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Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O presente artigo discute o que teóricos dizem ser “trabalho sobre oralidade e escrita” em sala de aula, o que propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) a este respeito e como algumas atividades podem levar o professor a mostrar aos seus alunos as diversas possibilidades de expressão na sua língua e com eles interpretar e produzir textos. Para isso, apresentar-se-ão teorias sobre a integração fala/escrita para em seguida propor atividades que partirão da própria realidade do aluno. Ta ...
O presente artigo discute o que teóricos dizem ser “trabalho sobre oralidade e escrita” em sala de aula, o que propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) a este respeito e como algumas atividades podem levar o professor a mostrar aos seus alunos as diversas possibilidades de expressão na sua língua e com eles interpretar e produzir textos. Para isso, apresentar-se-ão teorias sobre a integração fala/escrita para em seguida propor atividades que partirão da própria realidade do aluno. Tais atividades serão baseadas nos pressupostos teórico-metodológicos dos PCNs, para mostrar que o estudo da variação entre as modalidades oral e escrita cumpre um papel muito importante na formação da consciência linguística e no desenvolvimento da competência discursiva do aluno, devendo estar presente nas atividades de Língua Portuguesa. Não se pretende apresentar uma vasta bibliografia a respeito do trabalho sobre oralidade e escrita, tampouco esgotar o assunto sobre o ensino de tal temática, mas a intenção é fomentar as discussões acerca do tema, que deveria ser tratado com bastante atenção, e orientar os professores para um trabalho mais efetivo sobre o assunto. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
Coleções
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