Considerações sobre o uso de operadores argumentos em artigo de opinião
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Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho tem a finalidade de analisar o uso de operadores argumentativos em um artigo de opinião. Esses operadores são elementos importantes no discurso argumentativo que orientam os destinatários (leitores e ouvintes) para uma determinada conclusão, apontando, dessa forma, para o ponto de vista defendido pelo sujeito enunciador. Além dessas marcas linguísticas, analisaremos outros elementos pertencentes ao modo de organização do artigo de opinião.Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em ...
Este trabalho tem a finalidade de analisar o uso de operadores argumentativos em um artigo de opinião. Esses operadores são elementos importantes no discurso argumentativo que orientam os destinatários (leitores e ouvintes) para uma determinada conclusão, apontando, dessa forma, para o ponto de vista defendido pelo sujeito enunciador. Além dessas marcas linguísticas, analisaremos outros elementos pertencentes ao modo de organização do artigo de opinião.Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em que nos apoiamos na Semântica Argumentativa, teoria defendida por Oswald Ducrot (1976) e seguida por Ingedore Koch (2004 e 2006). Também apresentamos uma definição de gênero argumentativo, uma vez que não se pode falar sobre um determinado texto sem especificar o gênero a que pertence. Nossa proposta visa à identificação da funcionalidade dos operadores argumentativos, tendo em vista os problemas evidenciados na abordagem dessas marcas linguísticas em sala de aula, abordagem essa que não privilegia o que é sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pelos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul, de que os princípios organizadores de Língua Portuguesa caracterizam-se na direção do uso – reflexão – uso, desenvolvendo no aluno a capacidade de refletir sobre o uso da língua (e, em consequência, sobre o mundo). Em vista disso, este trabalho propõe-se a seguir uma abordagem que visa oferecer ao aluno uma melhor compreensão do texto, observando, a partir dessas marcas formais, o ponto de vista e as estratégias argumentativas do seu enunciador. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
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