Introduzindo física moderna no ensino médio a partir do tema estruturador radiação eletromagnética : luz, cores e aplicações médicas
dc.contributor.advisor | Ribeiro-Teixeira, Rejane Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Moura, Jose Fernando Canovas de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-04-18T01:57:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115455 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho são propostos textos e atividades para apresentação em sala de aula de temas relacionados com oscilações, ondas, radiação eletromagnética, cores, propriedades corpusculares da luz, modelos atômicos, radiações ionizantes e aplicações médicas. O material foi desenvolvido e aplicado à luz das teorias da interação social de Vygotsky e da aprendizagem significativa de Ausubel em um Curso de Extensão para professores de Física do ensino básico. Posteriormente, as atividades foram modificadas e adaptadas para as disciplina de Física Geral do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade Cenecista de Osório. O texto e atividades que tratam da Introdução a radiações ionizantes foram também utilizados na disciplina de Biofísica do curso de Ciências Biológicas da mesma faculdade. As aplicações realizadas são analisadas e os resultados discutidos. O material instrucional produzido será disponibilizado na série “Textos de Apoio ao Professor de Física”, separado em capítulos, de forma a facilitar a utilização do conteúdo parcial ou completo por outros professores em sua prática docente. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this work we present texts and activities related to Physics contents such as oscillations, waves, electromagnetic radiation, colors, corpuscular properties of light, atomic models, ionizing radiation and medical applications. The material was developed and activities were implemented in the classroom based in Vygotsky’s social interaction and Ausubel’s meaningful learning theories. The content was initially implemented in a course aimed at high-school Physics teachers. It has been subsequently adapted, to be presented to students attending teacher education courses in Mathematics and Biology at FACOS, in Osorio. The implementation of the instructional material is analyzed and their results are discussed. All the material will be made available in the series “Textos de Apoio ao Professor de Física”, organized in chapters, to ease its use by other Physics teachers in their respective classes. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Physics teaching | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Modern and contemporary physics | en |
dc.subject | Ausubel meaningful learning and Vygotsky social interaction theories | en |
dc.subject | Teorias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Physics teaching in high school and teacher education courses | en |
dc.title | Introduzindo física moderna no ensino médio a partir do tema estruturador radiação eletromagnética : luz, cores e aplicações médicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Silveira, Fernando Lang da | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000964145 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Multidisciplinar (2564)Ensino de Física (205)