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dc.contributor.advisorSperb, Tania Marapt_BR
dc.contributor.authorAraujo, Greicy Boness dept_BR
dc.date.accessioned2007-11-30T05:12:16Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/11249pt_BR
dc.description.abstractA educação de crianças tem gerado inquietações na atualidade e observa-se que pais e professores demonstram dificuldades para delimitar seus papéis e ações no que se refere à colocação de limites. Tendo como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais, este estudo investigou as representações de mães e professoras sobre limites no desenvolvimento infantil com o objetivo de compreender como estas se relacionam com as práticas educativas. O estudo contou com a participação de 14 mães e 8 professoras de educação infantil de escolas particulares de Porto Alegre. A entrevista narrativa e a análise de conteúdo foram utilizadas, respectivamente, como procedimentos de coleta de dados e análise. Os resultados indicaram a representação de limites, preferentemente, como fronteiras a serem respeitadas em prol da moralidade. O uso do diálogo é um recurso presente nas narrativas das mães e professoras, assim como a necessidade de tolerância. Mães e professoras demonstram muitas dúvidas, culpas e inseguranças que repercutem no desenvolvimento dos limites das crianças. As professoras atribuem a responsabilidade da falta de limites às famílias. Já as mães não percebem a escola como uma aliada na educação das crianças.pt_BR
dc.description.abstractNowadays, children’s education is generating apprehension in parents and teachers who show difficulties in delimiting their roles and actions when related to the placing of limits. Based on the Theory of Social Representations, the present study investigated the social representations of mothers and teachers about limits in children’s development with the aim of understanding how these representations relate with educational practices. Fourteen mothers and eight teachers of private preschools of Porto Alegre participated in the study. Narrative interviews and content analysis were used respectively as procedures of data collection and data analysis. Results indicated the representation of limits mainly as barriers to be respected in favor of morality. The use of dialogue is a resource used in the narratives of mothers and teachers as well as the need for tolerance. Mothers and teachers show many doubts, guilt and lack of security that reflect in children’s development of limits. Teachers attribute the lack of limits to families and mothers do not consider school as an allied in children’s education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectChildren developmenten
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLimitsen
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectNarrativesen
dc.subjectSocial representationen
dc.subjectMãe : Psicologiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectPsicologia da criançapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleLimites na educação infantil : as representações sociais de pais e professorespt_BR
dc.title.alternativeChildren and the construction of limits : mothers and teachers’ social representationen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000611117pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento (até 2007)pt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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