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dc.contributor.advisorSousa, Edson Luiz Andre dept_BR
dc.contributor.authorRainone, Francilene Nunespt_BR
dc.date.accessioned2007-11-30T05:12:08Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/11239pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investiga as relações entre as imagens do cinema e as imagens da psicose. Partindo de uma questão central – as imagens do cinema podem ser propositivas para uma construção narrativa na psicose? –, o objetivo geral deste trabalho é analisar, com base em uma prática que utiliza as imagens cinematográficas como mediadora na produção da fala de sujeitos psicóticos, as relações entre imagem e identificações imaginárias. Pensamos que colocar em palavras aquilo que muitas vezes não pode ser dito é, sem dúvida, um objetivo da psicanálise e, em vista disso, nos dedicamos a investigar a possibilidade de, através das imagens da tela e do que é produzido a partir delas enquanto discursividade, um reordenamento e a inscrição da pulsão no registro da simbolização. Em nossa abordagem, utilizamo-nos do referencial teórico psicanalítico, especialmente dos conceitos de identificação e de projeção. Acompanhamos 12 sessões da atividade Cinema em Debate, degravamos as falas de seus participantes no momento do debate e realizamos uma análise qualitativa das mesmas. Finalmente, tecemos algumas considerações sobre a possibilidade das imagens vindas da tela do cinema viabilizarem a ressignificação de imagens na psicose.pt_BR
dc.description.abstractThe present study investigates the relationships between images of the movies and images of psychosis. Stemming from a primary question - can movie images contribute to a narrative construction in psychosis? -, this paper’s main objective is to analyze, by means of a procedure that makes use of movie images as mediators that foster speech production in psychotic individuals, the relationships between images and imaginary identifications. It is thought that putting into words what most of the times can’t be said is, undoubtedly, one of psychoanalysis’ objectives; that’s the reason why we have investigated the possibility of - through the images on the screen and of what is produced from them as discourse -, a reorganization and the inscription of pulsation in the register of symbolism. A psychoanalytical referential underlies our approach, specially the concepts of identification and projection. Twelve sessions of the project Movie in Debate were attended; the participants’ speeches were transcribed and subjected to qualitative analysis. Finally, some considerations were made concerning the possibility of the images stemming from the movie screen to make way for the re-signification of images in psychosis.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicanálise e cinemapt_BR
dc.subjectPsicosept_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.titleA plurissemia das imagens cinematográficas e a polissemia do significante na psicose : uma relação entre imagens e narrativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFroemming, Liliane Seidept_BR
dc.identifier.nrb000606283pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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